Desfile dos 36 anos de Palmas resgata história e mobiliza escolas, forças de segurança e comunidade

Aproximadamente mil alunos participaram da celebração, que também contou com instituições militares e representantes do governo.

O tradicional desfile cívico e militar em comemoração aos 36 anos de Palmas foi realizado na tarde dessa terça-feira, 20, ao lado do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, na região sul da capital. O evento mobilizou escolas municipais, estaduais, instituições militares e a comunidade.

Cinco escolas municipais levaram cerca de mil alunos para a avenida, com destaque para a Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, que apresentou uma ala com sete crianças representando ex-prefeitos e ex-prefeitas da capital.

Antes do início do desfile, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, acompanhado do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e de comandantes das Forças Armadas e de segurança, realizou a tradicional revista às tropas.

A ETI Eurídice Ferreira de Mello abriu o desfile com sete pelotões, incluindo a Banda de Música da instituição, formada por 30 alunos, além de pelotões dedicados a temas como a cultura indígena e quilombola. Em seguida, desfilaram as escolas ETI Caroline Campelo, com parceria do Exército Brasileiro; ETI Margarida Lemos, parceira do Corpo de Bombeiros Militar, que apresentou o tema “Palmas do futuro: juventude, esporte, inovação e sustentabilidade”; e ETI Anísio Teixeira, associada à Polícia Rodoviária Federal (PRF), com 218 alunos e o tema “Palmas vai viver os melhores dias de sua história”.

Encerrando a participação das escolas municipais, a ETI Almirante Tamandaré, parceira da Marinha do Brasil, destacou-se com uma ala de bandeiras e uma fanfarra, além da representação simbólica dos ex-gestores da capital.

Escolas estaduais como o CEM de Taquaralto e o Cemil Santa Rita de Cássia também participaram do desfile, ao lado dos desbravadores e de instituições como a Guarda Metropolitana de Palmas, o Exército Brasileiro e a Polícia Militar do Tocantins.

O desfile motorizado reuniu viaturas da Guarda Metropolitana, da Marinha, do Exército, da PRF, da Polícia Federal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, além de equipes de fiscalização de Obras e Postura, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

As escolas participantes destacaram o desfile como uma oportunidade de valorizar o trabalho coletivo e reforçar o compromisso com a formação cívica dos estudantes.

Fotos: SECOM Palmas

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News