Foi aprovado nessa quarta-feira, 23, o Projeto de Lei 2.327/2024, que confere ao município de Araguaína, no Tocantins, o título de Capital Nacional da Cavalgada, de autoria do deputado federal Alexandre Guimarães (MDB/TO), na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. A partir de agora, a propositura segue para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Araguaína realiza a maior cavalgada do mundo, que reúne mais de 50 comitivas e mais de 100 mil pessoas no evento. “A cavalgada do município marca a consagração do agro e permanência do homem do campo no comportamento e na cultura da cidade”, destacou Alexandre Guimarães.
Este evento anual começou de forma modesta, com poucas dezenas de participantes. Hoje, após décadas de tradição, transformou-se em um fenômeno, a Cavalgada de Araguaína, município que fica a cerca de 380 km da capital Palmas.
Segundo o parlamentar, o evento espera ainda que seja decretado o reconhecimento oficial do Guinness como a Maior Cavalgada do Mundo em percurso urbano.
Com Informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Ascom/Divulgação