A Polícia Civil do Tocantins incinerou na manhã dessa terça-feira, 15, em Dueré, aproximadamente 80 kg de maconha, 20 kg de cocaína e 70 mil comprimidos de anfetamina.
Os policiais informaram que os entorpecentes são resultado de apreensões realizadas por diversas forças de segurança no âmbito da Operação Protetor, incluindo a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal.
A incineração foi acompanhada por agentes das delegacias envolvidas e representantes da Vigilância Sanitária. A ação faz parte de um planejamento integrado da 7ª DRPC e da 8ª DEIC de Gurupi, com o objetivo de não permitir o acúmulo de drogas na cadeia de custódia.
O delegado da 8ª DEIC, Rafael Falcão, explicou que o procedimento segue uma logística rigorosa, que garante a destruição de todas as drogas apreendidas. “A DEIC é responsável, no sul do estado, pelo enfrentamento direto ao tráfico de drogas. Essa queima é parte de uma estratégia contínua para não deixar acumular entorpecentes”, disse o delegado.
Já o delegado regional de Gurupi, Joadelson Rodrigues Albuquerque, destacou a importância da Operação Protetor para o reforço da segurança pública na região sul do estado. “O Tocantins está no centro do país, faz divisa com seis estados; por isso, tem uma posição estratégica do ponto de vista da logística, inclusive para o tráfico de drogas. Diante disso, o nosso foco é intensificar as ações no âmbito da Operação Protetor, identificar essa movimentação criminosa e agir, retirando traficantes e drogas de circulação e protegendo, assim, a população da região dos mais diversos crimes que o tráfico de drogas acaba desencadeando”, afirmou.
Operação Protetor
A Operação Protetor, sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, é uma fusão das operações Fronteira Mais Segura e Protetor das Fronteiras e Paz, que integram o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas.
Com Informações da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins
Fotos: Divulgação PC/TO