Suspeito de estelionato em agências da Caixa é preso em operação da PF

Ação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 2, em Palmas.

A Polícia Federal no Tocantins deflagrou nesta quarta-feira, 2, a Operação Principalem. Segundo a PF, a ação tem como objetivo a repressão aos crimes de estelionato praticados contra a Caixa Econômica Federal (CEF) no estado. As medidas cautelares foram expedidas pela 4ª Vara da Justiça Federal em Palmas, TO.

A investigação identificou que os suspeitos se passavam por correntistas do banco em agências localizadas no Tocantins, utilizando documentos de identificação falsos para promover o recadastramento de senhas de contas bancárias. Posteriormente, realizavam saques e compras com os valores existentes nas contas das vítimas.

O principal alvo da operação é o mandante do esquema, que cooptava pessoas em situação de vulnerabilidade social para comparecerem às agências bancárias e apresentarem os documentos falsos, realizando o cadastro de novas senhas. Essas pessoas recebiam um pagamento de pequeno valor, enquanto o mandante ficava com a maior parte do produto do crime.

Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva em Palmas.

De acordo com a polícia, os investigados poderão responder pelos crimes de uso de documento falso e estelionato majorado, cujas penas somadas podem chegar a 11 anos de reclusão.

O nome da operação – principalem – , em latim, significa “mandante” e faz referência ao objetivo principal da ação policial: atingir o mandante dos crimes que tentava permanecer oculto, cooptando outras pessoas.

Com Informações da Polícia Federal

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News