Os amantes de uma boa corrida tiveram uma manhã de domingo cheia de adrenalina e aventura em Palmas. O evento aconteceu na Praia da Graciosa, com a realização da 1ª etapa do Circuito das Estações 2025.
A prova, que marcou o início da estação outono, reuniu corredores profissionais e amadores e contou com o apoio da prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes).
A competição é o maior evento de rua da América Latina e ocorreu em várias cidades e estações do ano.
A largada aconteceu pontualmente às 6 horas, nesse domingo, 30, arrancando aplausos do público. O presidente da Fundesportes, Vinícius Tundela, destacou a importância do evento para a cidade: “A prefeitura tem investido no esporte e lazer, e o Circuito das Estações reforça esse compromisso, movimentando Palmas em várias áreas, como turismo e cultura”.
O organizador do evento, Frederico Nunes, agradeceu o apoio da gestão municipal e enfatizou: “O Circuito é o maior evento de rua da América Latina, com mais de 200 etapas anuais. A capital do Tocantins não poderia ficar de fora”.
Os campeões
Na categoria 5 km feminino, Adriana Marinho, de Paraíso do Tocantins, celebrou o retorno às competições, após a pandemia, e elogiou o clima favorável.
Na categoria 5 km masculino, Marcus Vinícius Santos, que perdeu 54 kg desde que começou a correr, destacou a corrida como um impulso para a saúde.
No percurso de 10 km masculino, o experiente Eliesio Miranda, tricampeão sul-americano e vencedor da meia-maratona do Tocantins, encarou a prova como mais um treino.
Já no de 10 km feminino, Paula Rovani comemorou a chegada do circuito a Palmas e garantiu que pretende completar todas as etapas para conquistar sua medalha.
O Circuito das Estações segue com mais três etapas ao longo do ano. No dia 1º de junho, acontece a corrida de inverno. Já em 27 de setembro, será realizada a corrida de primavera. A corrida de verão, fechando a programação, ocorrerá no dia 14 de dezembro.
Com Informações da Prefeitura de Palmas
Fotos: Júnior Suzuki