Nos últimos anos, o Tocantins tem se destacado na quantidade de descargas atmosféricas e até em volume de chuvas. De acordo com o Grupo Storm, empresa especializada em monitoramento e previsão de eventos climáticos, as primeiras semanas do ano foram marcadas por chuvas em diversas regiões e uma intensa atividade de descargas atmosféricas.
Até meados de março, 1,7 milhões de raios caíram em todo o estado, sendo que, desse total, 47% foram registrados em janeiro. Para os próximos dias, a previsão indica a permanência de um clima instável, com possibilidade de chuvas intensas em algumas localidades, acompanhadas de mais descargas atmosféricas e rajadas de vento, que podem atingir até 60 km/h.
“A convergência de umidade deve deixar o tempo instável e com condições para chuvas, que poderão ser localmente fortes”, disse a meteorologista Ana Paula Paes. “Os destaques são para a região Centro e Norte. Os ventos devem apresentar rajadas entre 40 e 60 km/h”, informou.
Conforme ressaltou o coordenador do Centro de Operação Integrado da concessionária de energia do Tocantins, Tony Franco, é muito importante que a população adote medidas preventivas durante períodos de chuvas intensas, como as previstas para os próximos dias.
“O Tocantins possui uma alta frequência de descargas elétricas e, por isso, é necessário redobrar a cautela. Durante uma tempestade, a primeira recomendação é desconectar os aparelhos elétricos das tomadas para evitar curtos-circuitos ou danos aos dispositivos”, disse.
“Além disso, é desaconselhável manipular cabos ou antenas para prevenir acidentes elétricos”, alertou.
Além dessas orientações, a concessionária reforçou que ações simples podem evitar danos e incidentes. Por exemplo, em caso de fios elétricos partidos ou caídos na rua, é importante manter distância.
A seguir, a Energisa Tocantins fornece mais orientações sobre como se proteger durante tempestades:
- evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras, que estejam ligados à eletricidade;
- se estiver dentro de um carro durante uma tempestade, permaneça no veículo, que oferece excelente proteção contra raios;
- desconecte os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas;
- durante uma tempestade, ao utilizar telefone fixo ou celular enquanto estiver carregando, um raio pode atingir as linhas de energia e telefonia na rua, causando sobrecarga na rede. Desligue o aparelho para evitar choques;
- evite locais abertos e superfícies planas, como campos de futebol, piscinas ou rios. Se o seu corpo estiver no ponto mais alto da superfície, pode atrair um raio e sofrer uma descarga. Procure abrigo em um local seguro, mas não se esconda embaixo de árvores;
- não manipule equipamentos conectados à tomada, antena ou rede telefônica;
- em caso de fios elétricos partidos ou caídos na rua, mantenha distância.
A Energisa recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências envolvendo a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento:
- por telefone, discando para o número 0800 721 3330;
- pelo aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store;
- pela Agência Digital no site energisa.com.br; e
- via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.
Com Informações da Energisa
Fotos: Rafael Batista/Juliana Ribeiro