“Palmas hoje chora pela perda de Walfredo Antunes”, diz prefeito Eduardo Siqueira Campos ao decretar luto oficial

O profissional foi um dos responsáveis pelo projeto arquitetônico na criação de Palmas.

O prefeito da capital, Eduardo Siqueira Campos, decretou luto oficial de três dias em Palmas, pelo falecimento do arquiteto e urbanista Walfredo Antunes, ocorrido nessa sexta-feira, 14 de março, em Goiânia, GO. “Com o coração em luto, despedimo-nos de Walfredo Antunes, o exímio arquiteto que teceu os sonhos de Palmas com linhas de esperança e concreto”, escreveu o prefeito em suas redes sociais. “Suas mãos, guiadas pela visão de um futuro grandioso idealizado pelo meu pai Siqueira Campos, moldaram a capital do Tocantins, transformando o Cerrado em um palco de progresso e beleza”, disse. “Hoje, Palmas chora a perda de um grande mestre, mas celebra o legado que ele nos deixou” finalizou.

Segundo a família, ele morreu em decorrência de uma insuficiência respiratória. O profissional tratava um câncer no pâncreas e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular na capital goiana.

A prefeitura de Palmas divulgou a seguinte nota de pesar:

A Prefeitura de Palmas manifesta pesar pelo falecimento do arquiteto e urbanista Walfredo Antunes, ocorrido nessa sexta-feira, em Goiânia, GO. O talento de Walfredo Antunes está intensamente ligado à história da capital do Tocantins. Os traços e projetos do profissional o fizeram um dos responsáveis pelo planejamento urbanístico de Palmas, onde deixou sua marca em formas únicas.

Na Administração Municipal, o último cargo exercido foi a presidência do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas. Walfredo também foi professor assistente na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e, enquanto superintendente de Desenvolvimento Regional no Governo do Estado do Tocantins, atuou no planejamento urbanístico da capital em criação.

Walfredo Antunes era mestre em Planejamento Regional e Urbano pela London School of Economics and Political Science, formado em arquitetura e urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Tinha o grau de comendador da Ordem do Mérito do Estado do Tocantins e era também comendador do Mérito Amazônico, pela Sudam. Exerceu a vice-presidência do Instituto de Arquitetos do Brasil – Direção Nacional e recebeu deste a medalha Lúcio Costa, na categoria Urbanismo.

Com Informações da Prefeitura de Palmas

Fotos: Edu Fortes/Divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News