“Ainda Estou Aqui” soma R$159 milhões no mundo, visto por 5,1 milhões no Brasil

O longa foi o filme que chegou ao maior número de cidades no Brasil nos últimos sete anos.

Ainda Estou Aqui, longa de Walter Salles indicado a três categorias do Oscar, atingiu um faturamento no país de R$104,6 milhões e se sagrou como a terceira maior bilheteria do Brasil desde 2018, quando começa a série histórica da Ancine. Visto por mais de 5,1 milhões no país, o filme também faz sucesso no exterior, somando ao todo US$27,4 milhões, ou R$159 milhões.

O longa foi o filme que chegou ao maior número de cidades no Brasil nos últimos sete anos, em números absolutos, exibido em 420 das 439 cidades. O primeiro lugar proporcional à quantidade de salas disponíveis é ocupado por Minha Mãe é uma Peça 3, protagonizado por Paulo Gustavo.

No exterior também faz sucesso – arrecadou US$4,26 milhões, cerca de R$24,8 milhões, desde sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos e do Canadá, onde estreou em janeiro. Após as indicações ao Oscar – a Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, com Fernanda Torres – atingiu seu pico de exibição, em 704 cinemas nos EUA.

Com a marca histórica, também superou o faturamento de outros filmes brasileiros no mercado americano, como Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, e Central do Brasil, também de Salles.

Já em Portugal, Ainda Estou Aqui estreou no topo das bilheterias – com 37 mil ingressos vendidos em seu primeiro final de semana – , tendo sido o mais exibido em salas de cinema durante quatro semanas e faturado R$11 milhões.

A produção estreou no dia 15 de janeiro na França, em 200 salas de cinema por todo o país. Os números só vêm aumentando e, segundo o IMDb Pro, chegou a ser exibido em 475 salas – entre 5 a 9 de fevereiro – e faturou, no total, R$12,7 milhões.

Nas últimas semanas, a produção também estreou em outros países, como México, Argentina e Israel, mas ainda não há dados de bilheteria disponíveis para o desempenho do filme.

Ainda Estou Aqui acompanha a família Paiva após seu patriarca, o ex-deputado Rubens, ser sequestrado e assassinado pela ditadura militar. Fernanda Torres vive sua viúva, Eunice, dona de casa que precisa se reinventar para se adaptar à sua nova realidade.

O roteiro é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Além das indicações ao Oscar, o longa levou o prêmio de Melhor Roteiro, no Festival de Veneza, e Melhor Interpretação de uma Atriz em Drama, no Globo de Ouro, com Fernanda Torres.

Atualmente, ocupa o quinto lugar na lista de filmes brasileiros com maior público. O topo do pódio é ocupado por Nada a Perder, cinebiografia do bispo Edir Macedo, que teve 11,4 milhões de espectadores. Em seguida, estão Minha Mãe é uma Peça 3, com 11,3 milhões; Minha Vida em Marte, com 5,28 milhões; e Nada a Perder 2, com 5,25 milhões.

Apesar de mais espectadores, Nada a Perder 2 teve menos sessões, 53.044, que Ainda Estou Aqui, com 106.841. Reportagem da Folha à época do lançamento relatava que muitas das salas com ingressos esgotados tinham assentos vazios, reflexo de doações de bilhetes feitas por igrejas.

O pico de público de Ainda Estou Aqui, que estreou comercialmente no Brasil em 7 de novembro do ano passado, foi entre 18 e 24 de novembro, com 714 mil espectadores.

A média semanal caiu nas semanas seguintes, mas houve novos picos no número de espectadores após a conquista do Globo de Ouro de Melhor Atriz, por Fernanda Torres, e após ser indicado ao Oscar.

Apesar de retratar um crime cometido pela ditadura, a escolha de Salles por diminuir a voltagem política do drama o ajudou a superar outros longas identificados com a esquerda – como Marighella, de Wagner Moura, cujo tom de confronto gerou boicotes e protestos e resultou em um saldo de 308 mil espectadores, e Meu Nome é Gal, que terminou sua temporada de exibição com 155 mil espectadores.

Ainda Estou Aqui teve bom desempenho geral, mesmo em cidades com grande expressão de voto no ex-presidente Jair Bolsonaro. Ensaios de boicotes por parte de perfis da direita não impediram o êxito do longa em redutos bolsonaristas, como as cidades catarinenses Joinville e Balneário Camboriú – foi campeão nacional de público em 2024 e, até aqui, também em 2025.

As cidades que registraram maior público para o filme de forma proporcional à sua população, ignorada a possibilidade de uma mesma pessoa ver o filme mais de uma vez, foram São Caetano do Sul, SP, com uma estimativa de 14% da população como espectadora, seguida de Niterói, RJ, com 13%; Votorantim, SP, com 12%; Balneário Camboriú e Porto Alegre, com 11,6% cada; e Florianópolis, com 10%. São Paulo é a 15ª cidade, com cerca de 7%.

O filme, que também conta com Selton Mello e Fernanda Montenegro no elenco, segue em uma campanha intensa de premiações, alcançando feitos históricos. No dia 8 de fevereiro, recebeu o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano no Goya, principal premiação do cinema espanhol.

O prêmio da Academia ocorre no dia 2 de março, a partir das 21 horas, no Teatro Dolby, em Los Angeles. A cerimônia será transmitida nos canais Globo e TNT e, no streaming, pela plataforma Max.

Fonte: Notícias ao Minuto

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