Na tarde dessa sexta-feira, 28, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump recebeu o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para uma reunião na Casa Branca, onde iriam discutir um acordo de paz para a guerra com a Rússia e também a exploração de minerais no solo da Ucrânia, mas os dois acabaram batendo boca.
Zelensky criticou a falta de apoio dos Estados Unidos e [disse] que Trump tem abordagem mais leve com Vladimir Putin. O presidente dos Estados Unidos, então, levantou a voz e disparou que o ucraniano está apostando na “Terceira Guerra Mundial” e que ele era “muito desrespeitoso” com os Estados Unidos.
Após muita tensão e repercussão do bate-boca entre os dois presidentes, funcionários da Casa Branca revelaram que Zelensky acabou sendo expulso pela equipe de Trump.
Segundo a jornalista Kaitlan Collins, da CNN dos Estados Unidos, um funcionário da Casa Branca afirmou que Trump consultou o vice-presidente JD Vance e a equipe do governo e decidiu que Zelensky “não estava em condições de negociar” e que o ucraniano deveria deixar a reunião.
Trump teria ordenado que o secretário Marco Rubio e seu conselheiro de segurança nacional Mike Waltz entregassem a mensagem para a comitiva ucraniana: “era hora de Zelensky sair”. O funcionário da Casa Branca disse que os ucranianos queriam continuar as negociações, mas foi-lhes dito que não e que deveriam ir embora. Zelensky saiu logo depois.
Fonte: Notícias ao Minuto