Para dialogar sobre políticas públicas direcionadas à população negra do estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins recebeu o secretário de Igualdade Racial, Adão Francisco, na última segunda-feira, 24.
Na ocasião, o secretário estadual apresentou projetos em andamento na secretaria recém-criada para estimular o turismo de base, o apoio às manifestações da cultura negra, bem como o trabalho para fortalecimento de comunidades negras no Tocantins. Adão Francisco também solicitou apoio do chefe do Legislativo para as legislações necessárias à implementação das ações do Executivo, como a criação do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
“Estamos atuando para implementar diversos projetos, discutindo com grupos, sociedade, prefeitos e também nos estruturando administrativamente; como toda secretaria nova, precisamos do apoio de todos, também desta Assembleia, que cria e aprova as leis. Nosso objetivo é claro: dar oportunidade para a população negra do Tocantins, historicamente marginalizada em todo o país. Quando o governador criou a secretaria, criou para que nós fizéssemos esta reparação histórica, com autonomia para trabalharmos e avançar com as ações estruturantes”, acentuou o secretário.
Cayres parabenizou o gestor estadual pela busca por mais oportunidades para a população negra e determinou a disposição de seu gabinete e do administrativo da Casa de Leis para apoiar as ações. “Nosso Tocantins é composto, em sua grande maioria, pela população negra e, certamente, temos que ter olhar atento para garantir as leis que apoiem a causa e ter, de fato, a igualdade racial que buscamos como representantes do povo. Contem conosco”, enfatizou o presidente da Casa.
Também participaram da reunião o secretário executivo da pasta, Rogério Castro, a assessora jurídica Ana Claudia e o assessor Glenio Marques.
Com Informações da Aleto
Foto: Ísis Oliveira/Dicom Aleto