O ano começou com registros crescentes de casos de Covid-19 em todo o estado, gerando preocupação entre as autoridades sanitárias e fazendo com que os municípios com maiores índices tomassem medidas para conter o avanço da doença.
A prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), divulgou números referentes ao monitoramento realizado pelas equipes da pasta. Segundo a Semus, a capital registrou 725 casos de Covid-19 nas sete primeiras semanas epidemiológicas de 2025, o que representa uma queda de 67,1% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram confirmados 2.206 casos. A primeira semana considerou os dias 29 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro e a sétima semana, de 9 a 15 de fevereiro.
De acordo com a prefeitura, o cenário epidemiológico na cidade está controlado, mas para que esses números se mantenham, principalmente neste período do ano, quando historicamente apresenta aumento de casos de vírus respiratórios, a Semus ressaltou que é preciso manter os cuidados necessários, tais como:
- usar máscara ao apresentar sintomas gripais, reduzindo a transmissão dos vírus;
- evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, caso esteja com sintomas gripais;
- cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, preferencialmente com o antebraço ou um lenço descartável;
- higienizar as mãos com água e sabão. Quando não for possível, utilizar álcool 70% em gel;
- ficar em isolamento domiciliar em caso de teste positivo para Covid-19, conforme orientação médica.
Imunização
A Covid-19 deve continuar circulando e se tornar uma doença endêmica, assim como a gripe. Isso significa que o vírus não desaparecerá completamente, mas seguirá presente na população. Com a vacinação e a imunidade adquirida por infecções anteriores, a gravidade da doença tende a diminuir para a maioria das pessoas, especialmente com reforços periódicos da vacina.
A prefeitura informou que o estoque de vacinas contra a Covid-19 está abastecido e disponível para o público-alvo. Desde 2024, a vacinação é recomendada prioritariamente para grupos específicos, como crianças pequenas, gestantes, idosos, portadores de comorbidades e trabalhadores da saúde. No entanto, pessoas acima de cinco anos, que nunca foram vacinadas, podem receber uma dose da vacina.
Todas as unidades de saúde possuem vacinas disponíveis para aplicação. Entretanto, para o público infantil, as doses são administradas em unidades específicas. Saiba mais clicando aqui.
Com Informações da Prefeitura de Palmas
Fotos: Divulgação