Araguaína substitui festividades de Carnaval por investimentos em saúde, devido à alta de casos de Covid-19

Segundo a prefeitura, só em fevereiro Araguaína registrou 214 casos de Covid-19 e três mortes.

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, anunciou, por meio das redes sociais, que a prefeitura irá direcionar os recursos previstos para o Carnaval de 2025 para a implantação de novos serviços públicos de saúde na cidade.

A prefeitura de Araguaína informou que a decisão foi tomada após o aumento no número de casos ativos de Covid-19 e uma morte registrada de uma paciente moradora da cidade, além da queda nos repasses financeiros do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feitos pelo governo federal.

“Hoje, mesmo com muita chuva, nós temos mais de 40 frentes de serviços por toda a cidade; porém, a situação financeira do município não é das melhores. Parte é devido às sucessivas quedas de repasses do FPM do governo federal. Outro ponto que nos fez desistir de fazer o Carnaval foi o crescente número de casos da Covid-19 em Araguaína, inclusive com mortes”, salientou o prefeito Wagner Rodrigues.

Ele aproveitou a oportunidade para explicar que os recursos direcionados não são exclusivos da Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer e deverão sair do Tesouro Municipal, não onerando as atividades culturais, de esporte ou lazer que fazem parte dos projetos da administração municipal.

“O objetivo dessa decisão é garantir a saúde da população e aplicar os recursos públicos de forma eficiente, atendendo demandas mais emergenciais da população” completou o prefeito.

Casos de Covid-19

De acordo com a Secretaria da Saúde de Araguaína, somente no mês de fevereiro, o município já registrou 214 casos de Covid-19 e três mortes de pacientes infectados desde o início do ano, duas delas de pacientes de outras cidades. A Vigilância Epidemiológica de Araguaína orienta que, caso a pessoa apresente sintomas gripais leves, como tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e problemas no olfato ou no paladar, procure uma das 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Araguaína para realizar o teste de Covid-19.

Casos mais graves, que apresentem febre alta e dificuldade para respirar, devem ser encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA),  se forem adultos, e para o Pronto Atendimento Infantil (PAI), se forem crianças. O município também reforça que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas disponíveis contra Covid-19 são eficazes para evitar agravamento da doença, hospitalização e óbitos, sendo que o risco de reinfecção pode ser mais elevado à medida que novas mutações surjam.

Com Informações da Prefeitura de Araguaína

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News