O governo Lula elencou como prioridade de sua agenda legislativa em 2025 ao menos dois projetos apresentados por um senador do PL, que é ex-líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso.
As propostas constam no documento “Agenda União e Reconstrução”, entregue na quarta-feira, 12, pelo ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha a líderes de partidos aliados.
Os projetos são de autoria do senador Eduardo Gomes (PL/TO). Ex-líder do governo Bolsonaro no Congresso, o parlamentar é o atual primeiro vice-presidente do Senado.
Uma das propostas foi protocolada pelo senador do Tocantins em 2022, quando ele ainda exercia a função de líder de Bolsonaro, e trata do desenvolvimento da indústria de saúde no Brasil.
O projeto aparece na lista de Padilha, juntamente com outra proposta, de autoria do atual líder do PP na Câmara, Dr. Luizinho (RJ), que trata de temática semelhante, visando o desenvolvimento do setor no Brasil.
O outro projeto de Eduardo Gomes listado pelo governo Lula como prioridade para o ano de 2025 foi apresentado pelo senador em 2020. Na época, ele ainda era filiado ao MDB.
Trata-se de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que cria regras para defesa cibernética, inserindo a cibersegurança no rol de competências privativas da União.
A curiosidade é que a PEC, já aprovada no Senado, teve como relator o ex-vice-presidente e atual senador Hamilton Mourão (Republicanos/RJ) e conta com a assinatura do senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ).
Com Informações do Metrópoles
Foto: Rone Souza/Ascom/Divulgação