Aumento de casos de Covid-19 liga alerta em Araguaína; veja orientações

Segundo a prefeitura, quem ainda não se imunizou deve procurar uma UBS.

Araguaína voltou a registrar aumento nos casos de Covid-19. Diante desse alerta crescente, a prefeitura divulgou um comunicado para a população, destacando que as doses da vacina estão disponíveis para todos os públicos nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Conforme explicou Samilla Braga, diretora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, o esquema vacinal é bastante particular, de acordo com o perfil de cada cidadão.

“É preciso ir até a UBS mais próxima com o cartão de vacina para que a pessoa técnica avalie quando o cidadão recebeu a última vacina, entre outros fatores, e decida como será feita a imunização. Cada caso é um caso, porque levamos em conta idade, comorbidades e local de trabalho, por exemplo”, explicou Samilla.

Apesar das particularidades para a imunização, a secretaria divulgou uma orientação geral para a vacinação:

  • Crianças de seis meses a quatro anos e 29 dias
    duas doses com intervalo de quatro semanas (vacina Moderna) ou três doses com intervalo de quatro semanas (vacina Pfizer Baby)
  • Idosos de 60 anos e mais
    uma dose a cada seis meses
  • Gestantes
    uma dose a cada gestação
  • Portadores de doenças crônicas ou comorbidades
    uma dose anual
  • Imunocomprometidos
    uma  dose a cada seis meses
  • Trabalhadores da Saúde
    uma dose anual
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência para idosos (ILPI), indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas, pessoas com deficiência permanente, privados de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua
    uma dose anual
  • Público em geral (acima de cinco anos)
    uma dose, se não vacinado anteriormente

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas disponíveis contra Covid-19 são eficazes para evitar agravamento da doença, hospitalização e óbitos, sendo que o risco de reinfecção pode ser mais elevado à medida que novas mutações surjam.

Sintomas

A Vigilância Epidemiológica de Araguaína orienta que, caso a pessoa apresente sintomas gripais leves, como tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e problemas no olfato ou no paladar, é preciso procurar uma das UBSs de Araguaína para realizar o teste de Covid-19. Casos mais graves que apresentem febre alta e dificuldade para respirar devem ser encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em casos adultos, e para o Pronto de Atendimento Infantil (PAI), em casos de crianças.

Com Informações da Prefeitura de Araguaína

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News