Aconteceu nesta semana, em Brasília, a II Semana Internacional da Proteção de Dados tendo como tema central “A Importância da Proteção de Dados e da Regulação das Novas Tecnologias”. A abertura ficou por conta do Dr. Fabrício Mota, presidente da GovDados, que falou sobre o Fórum de discussão e o aprendizado sobre governança de dados, segurança cibernética e conformidade regulatória no Brasil e no mundo.
Um dos principais painelistas, o senador Eduardo Gomes fez um resumo do trabalho no parlamento para dotar o Brasil de uma lei que protegesse o cidadão. “O primeiro passo foi dado, mas há muito o que fazer. Existem temas que suscitam grandes dúvidas, proteção é uma coisa, propriedade é outra”, destacou o parlamentar.
Segundo Gomes é preciso qualificar profissionais para compreender melhor esse tema tão complexo , que se comunica com outro Projeto 2338, “que relatamos e foi aprovado na Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial (CTIA) e no Plenário do Senado.” Agora o texto encontra-se na Câmara dos Deputados para dar sequência aos trâmites legais.
No próximo final de semana acontece a eleição para as mesas da Câmara e do Senado. “Estamos otimistas com o trabalho que será desenvolvido nas duas casas, nesse ano que se inicia”, encerrou o senador.
Em seguida, o presidente do GovDados destacou ainda importância da atuação do senador Eduardo Gomes (PL/TO) para a criação da Agência Nacional de Proteção de Dados e a Lei Geral de Proteção de Dados (ANPD).
Com Informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Ascom/Divulgação