Estão abertas as inscrições para o Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), desenvolvido pelo governo do estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBM/TO). Serão disponibilizadas 1.190 vagas em 2025 para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o programa ocorre nos quartéis de sete municípios: Palmas (1º BBM), Araguaína (2º BBM), Gurupi (3º BBM), Porto Nacional (3ª CIBM), Araguatins (5ª CIBM), Dianópolis (6ª CIBM) e, neste ano, será realizado pela primeira vez em Guaraí (7ª CIBM). No segundo semestre, o programa será executado também em Paraíso do Tocantins (2ª CIBM).
O governo do estado informou que o programa tem o objetivo de promover a educação, a cidadania e a prevenção de comportamentos de risco; o programa visa também contribuir para o desenvolvimento de habilidades práticas nos jovens. Entre os principais focos está a formação ética e cidadã, com ênfase na hierarquia, na disciplina e no respeito. Outros pontos são a prevenção à vulnerabilidade social e o estímulo a hábitos saudáveis, ensino de noções de primeiros socorros, saúde, meio ambiente e segurança no trânsito. O programa também visa estimular a permanência escolar e a preparação para o ingresso no mercado de trabalho.
Como participar
As inscrições para o Proebom estão abertas até 7 de fevereiro de 2025. Os responsáveis devem inscrever os candidatos por meio do link oficial: https://bit.ly/bombeiro-mirim-tocantins, ou presencialmente, nos quartéis do CBM/TO, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.
Serão disponibilizadas 70 vagas por Unidade de Bombeiro Militar, divididas nos períodos matutino e vespertino, com cinco vagas de cadastro reserva em cada turno, para ocupação em caso de desistências ou desligamentos. A seleção será realizada por uma equipe técnica, com base nos critérios estabelecidos no edital.
Requisitos e matrícula
Os candidatos devem ter entre 10 e 14 anos – será considerada a idade alcançada até o último dia de inscrição.
Com Informações do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins
Fotos: Marcelo Gris e Cesar Costa