Bandeira tarifária verde reduz custo da energia elétrica no Tocantins em 2025

Pausa na cobrança extra foi anunciada pela Aneel.

O ano de 2025 chegará com uma boa notícia para os consumidores de energia elétrica no Tocantins: a bandeira tarifária definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o mês de janeiro será verde. A concessionária de energia do estado confirmou que não haverá cobrança de taxas extras nas contas de energia.

A adoção da bandeira verde é resultado da melhora nas condições para a geração de energia, impulsionada pelo período chuvoso, que contribuiu para a recuperação dos principais reservatórios e bacias hidrográficas das hidrelétricas brasileiras.

O que é o sistema de bandeiras tarifárias?

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete as condições de geração de energia no país. Ele possui três categorias:

  • Verde: Condições favoráveis, sem acréscimos na tarifa;
  • Amarela: Ligada a um custo moderado de geração; e
  • Vermelha (patamares 1 e 2): Condições adversas que levam a um aumento nos custos de produção, impactando diretamente o consumidor.

 

No caso da bandeira verde, como a de janeiro, o cenário é de tranquilidade para o bolso, especialmente com as temperaturas mais amenas do período chuvoso, que podem reduzir o consumo de energia.

“A bandeira verde, somada ao período chuvoso e temperaturas mais agradáveis, leva a uma conta de energia mais acessível para os tocantinenses”, destacou Narjara Bolentini, coordenadora comercial da concessionária Energisa.

Consumo consciente durante as férias

Apesar do cenário favorável, Narjara reforçou a importância de adotar hábitos conscientes de consumo, especialmente durante o mês de férias escolares. Com mais pessoas em casa, o uso de aparelhos como ar-condicionado, ventiladores, videogames e geladeiras pode aumentar, elevando o consumo de energia.

“Aparelhos ligados por mais tempo e máquinas de lavar acionadas com maior frequência podem influenciar diretamente na conta de energia. Por isso, é importante ter atenção aos hábitos diários e evitar o desperdício”, alertou.

Com Informações da Energisa

Foto: Divulgação

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News