O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira, 20, impor tarifas a importações da União Europeia (UE), caso o bloco não amplie as compras de petróleo e gás americanos.
“Eu disse à União Europeia que eles devem compensar o seu enorme déficit com os Estados Unidos através da compra em grande escala do nosso petróleo e gás. Caso contrário, são TARIFAS até o fim!!!”, escreveu Trump na rede social Truth Social.
Os EUA são atualmente o maior produtor mundial de petróleo e o maior exportador de gás natural liquefeito. Entre os compradores de gás natural americano, como a UE ou o Vietname, tem havido sinais de que as compras irão aumentar para travar as tarifas.
O euro está ganhando 0,3% para 1,0398 dólares esta manhã, um sinal de que os investidores acreditam que o bloco europeu irá cumprir e evitar medidas punitivas.
A presidente da Comissão Europeia disse que o tema do gás natural foi abordado numa chamada recente com Donald Trump. “Ainda temos muito GNL da Rússia. Por que não substituí-lo com o GNL americano, mais barato, para reduzir os preços da energia?”
Fonte: Notícias ao Minuto e sapo.pt