O escritor e tradutor gaúcho José Clemente Pozenato, que integrou a Academia Sul-Brasileira de Letras e a Academia Rio-Grandense de Letras, morreu na última segunda-feira, 25, aos 86 anos.
A informação foi confirmada pela Editora Pozenato, fundada pelo próprio autor. “Hoje é a página mais triste dessa grande história”, diz o anúncio nas redes sociais da editora.
O autor é principalmente conhecido por seu livro O Quatrilho, lançado em 1985. O romance conta a história de dois casais de imigrantes italianos que vivem em uma comunidade rural no Rio Grande do Sul nos anos 1910.
A obra foi adaptada para o cinema em 1995 pelo diretor Fábio Barreto, com Glória Pires e Patricia Pillar, e concorreu ao Oscar como melhor filme estrangeiro no ano seguinte.
Outros romances conhecidos do autor são O Caso do Martelo, com um detetive que investiga um crime em uma pequena cidade interiorana, e A Cocanha, uma saga de imigrantes italianos à espera de um navio a caminho da América.
Pozenato nasceu em São Francisco de Paula e morreu em Caxias do Sul, onde morava. Em seu estado, assumiu o Conselho Estadual de Cultura e a Secretaria de Cultura de Caxias do Sul.
Em setembro de 2022 ele foi reconhecido com a Medalha Simões Lopes Neto, uma das maiores honrarias do Rio Grande do Sul, que condecora figuras que contribuem para a cultura e a educação gaúcha.
O autor estava hospitalizado para realizar um procedimento cardíaco e morreu após ter complicações.
Fonte: Notícias ao Minuto