A Black Friday deste ano deve movimentar R$5,22 bilhões, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o que representa um crescimento real de 0,4% em relação ao ano passado, já descontada a inflação. A expectativa é de que o evento, que ocorre no dia 29 de novembro, registre o maior volume de vendas desde 2021 e o sétimo maior desde 2005.
A projeção apontou que os preços de 55% dos 160 itens mais buscados na internet nos últimos 40 dias tiveram queda. Ventiladores lideram as reduções, com queda de 15%, seguidos por tênis femininos (-13%) e hidratantes corporais (-11%). Também aparecem na lista produtos como relógios inteligentes (-9%) e camisetas femininas (-8%).
Por outro lado, alguns itens mantiveram os preços praticamente estáveis, como fritadeiras elétricas e notebooks. Já roupas masculinas tiveram aumentos. Confira a tabela completa das variações de desconto apuradas pela CNC:
- Ventilador/circulador – 15%
- Ar-condicionado – 1%
- Tênis feminino – 13%
- Lavadora de roupas – 1%
- Hidratante – 11%
- Impressora e multifuncional – 0%
- Smartwatch – 9%
- Fritadeira elétrica – 0%
- Camiseta feminina – 8%
- Jogos para videogame – 0%
- Perfume feminino – 7%
- Geladeira – 0%
- Cafeteira elétrica – 7%
- Notebook – 1%
- Purificador de água/filtro – 5%
- Aspirador de pó e água – 1%
- Monitor – 4%
- Calçado feminino – 1%
- Micro-ondas – 4%
- Smart TV Box – 2%
- Celular e smartphone – 3%
- Tablet – 2%
- Fogão – 3%
- Console para videogame – 2%
- Perfume masculino – 3%
- Joystick – 3%
- Calça feminina – 2%
- Camiseta masculina – 4%
- Fone de ouvido – 2%
- Sapato masculino – 6%
- Caixa de som bluetooth – 1%
- Tênis masculino – 7%
- TVs – 1%
- Protetor solar e bronzeador – 8%
A CNC considera que produtos com redução de pelo menos 5% no período são considerados de alto potencial de desconto. Aqueles com quedas inferiores entram na categoria de médio potencial, enquanto os que não tiveram alteração significativa são classificados como baixo potencial.
O levantamento ainda revelou que os setores de móveis e eletrodomésticos (R$1,23 bilhão) e utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$1,18 bilhão) devem liderar o faturamento, concentrando quase metade das vendas. Vestuário, calçados e acessórios (R$1 bilhão) e supermercados (R$960 milhões) também aparecem entre os mais promissores.
Segundo a entidade, o cenário econômico, no entanto, traz desafios. A alta do dólar, cotado a R$5,77, encarece os produtos importados, enquanto os juros médios de 52,3% ao ano tornam o crédito menos acessível. Isso impacta especialmente compras parceladas, comuns em itens de maior valor, como eletrodomésticos.
Apesar disso, o setor se mantém otimista. O volume de importações cresceu 22% em relação ao mesmo período de 2023. Entre agosto e outubro de 2024, a importação dos cem principais bens de consumo duráveis e semiduráveis totalizou US$205,49 milhões.
A Black Friday é uma data de liquidações que nasceu nos Estados Unidos, marcada pelo dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. No Brasil, ela já é a quinta data mais importante para o setor, ficando atrás apenas de Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.
Para a CNC, a facilidade de comparar preços online tem sido um fator crucial para o aumento expressivo do evento, especialmente no comércio virtual.
Fonte: Notícias ao Minuto