Tocantins intensifica fiscalização neste período de piracema; entenda

Primeiras ações ocorreram de 5 a 11 de novembro.

Com o início do período de defeso, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) intensificou a fiscalização ambiental no território tocantinense com a Operação Piracema 2024/2025.

O órgão informou que as ações resultaram na apreensão de 3.240 metros de redes de emalhar, 106 kg de pescado, um molinete e um arpão. Além disso, foi aplicada uma multa no valor de R$1.500.

A operação começou na última terça-feira, 5, e finalizou nessa segunda-feira, 11. O patrulhamento aquático ocorreu simultaneamente em duas frentes de trabalho: uma nos rios Tocantins e Araguaia, abrangendo os municípios de São Miguel, Praia Norte, Sampaio, São Sebastião e Esperantina, na região norte do estado; e a outra no Lago UHE Lajeado, envolvendo os municípios de Porto Nacional, Miracema, Lajeado, Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Palmas e Monte Santo.

Além da fiscalização aquática, a operação contou com vistorias nos comércios de pescado e blitz terrestre de caráter educativo e repressivo nos municípios de Araguaína, Araguatins, Monte Santo e nas proximidades da Ponte Fernando Henrique Cardoso.

Durante as ações, diversos veículos foram abordados para verificação de materiais de pesca predatória e pescado.

O gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destacou que as ações da Operação Piracema 2024/2025 foram realizadas em parceria com diversas instituições, além das comunidades, que são fundamentais para garantir a proteção dos recursos pesqueiros do estado. “As apreensões realizadas e as orientações à população são essenciais para combater a pesca ilegal e preservar nossos estoques pesqueiros”, disse.

A operação na região norte foi coordenada pelo fiscal ambiental Antoniel Gouveia. Durante a ação, os fiscais ambientais percorreram aproximadamente 150 km de extensão, passando pelo rio Tocantins e alcançando o Araguaia. Os agentes se dividiram em duas equipes, cada uma responsável por patrulhar uma margem dos rios, garantindo assim uma cobertura mais abrangente da região. As ações resultaram na apreensão de dois mil metros de redes de emalhar, 106 kg de pescado, um molinete e um arpão, bem como na lavratura de um auto de infração no valor de R$1.500.

Lago UHE Lajeado

A fiscalização no lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado e em seus afluentes, coordenada pelo fiscal ambiental Jusley Caetano, resultou na apreensão de 1.240 metros de redes de emalhar.

Doação de pescado

De acordo com o Naturatins, o pescado apreendido durante o patrulhamento aquático na região norte do estado foi doado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Sampaio, TO. Os peixes recolhidos na Feira Municipal de Araguaína, por sua vez, foram destinados ao Abrigo Cantinho do Vovô.

A técnica de enfermagem do Abrigo Cantinho do Vovô, Delane Soraya Marques, expressou sua gratidão pela doação recebida. “Ficamos muito felizes com o gesto do Naturatins. Esse alimento será de grande ajuda para os idosos do nosso abrigo, nós agradecemos imensamente. A doação representa um apoio importante para a nossa missão de cuidar e proporcionar bem-estar aos nossos moradores”, afirmou.

Parceria

A fiscalização terrestre contou com a parceria da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Grupamento Aéreo (Graer) e do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED).

A operação foi reforçada pelo uso de tecnologia avançada, com o apoio do Graer e do BPMA, que utilizaram drones de longo alcance, capazes de cobrir até dez km e equipados com sensores de temperatura e visão noturna. “Estamos realizando o apoio tanto terrestre quanto aéreo, utilizando drones essenciais para monitorar áreas extensas e de difícil acesso, durante o dia e a noite. Com essa tecnologia, conseguimos melhorar a fiscalização, identificar rapidamente atividades ilegais e garantir a proteção das espécies, contribuindo para o sucesso da operação”, afirmou o sargento do Graer, Alessyo Santos.

Com Informações do Naturatins

Fotos: Divulgação 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News