Em uma iniciativa liderada pelo deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos/TO), os prefeitos José Salomão (Dianópolis), Paulo Roberto (Taguatinga), Mayck (Xambioá) e Aquiles da Areia (Araguatins) reuniram-se nessa quarta-feira, 6, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para apresentar demandas urgentes dos seus municípios e buscar apoio e soluções do governo federal.
Ayres destacou a importância de aproximar os municípios do governo federal, reforçando que os projetos e recursos precisam chegar onde realmente importa: na ponta, atendendo às necessidades específicas de cada comunidade. “Essa conexão é fundamental para garantir que o desenvolvimento ocorra de forma equitativa e traga benefícios reais para a população”, afirmou.
O prefeito Mayck, de Xambioá, enfatizou a importância da finalização da cabeceira da ponte de Xambioá, além da necessidade de uma creche, um projeto inicialmente apoiado pelo ex-senador João Ribeiro, que atenderia às famílias e fortaleceria a educação infantil no município.
Demandas
Em relação a Araguatins, o prefeito Aquiles da Areia trouxe à discussão a urgência da construção do hospital materno-infantil, projeto crucial para o atendimento à saúde da população local, que está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Aquiles também relatou o desafio da regularização fundiária em uma das maiores ilhas fluviais de água doce do mundo, a Ilha de São Vicente, que enfrenta intervenções do Incra com a proposta de criação de um território quilombola, algo que, segundo o prefeito, não condiz com a realidade local. Além disso, ele enfatizou a necessidade de proteger mais de 200 famílias ribeirinhas ameaçadas de desapropriação, muitas delas com mais de um século de história na região.
O prefeito Paulo Roberto, de Taguatinga, ressaltou a necessidade de maior celeridade e menos burocracia na análise de projetos pela Caixa Econômica Federal, mencionando que pagamentos de obras estão há três anos atrasados, o que impede o avanço de ações essenciais. Entre as demandas prioritárias, Paulo solicitou a liberação de recursos para fomentar o turismo, com um valor estimado em R$1 milhão, além da construção de uma ponte, fundamental para garantir que crianças não precisem atravessar o rio a nado para ir à escola, uma situação crítica que demanda intervenção imediata.
Quanto a Dianópolis, o prefeito José Salomão e seu vice, Hormide, destacaram a importância do Projeto de Irrigação Manoel Alves, que depende da liberação de emendas já empenhadas para avançar, além da construção de uma escola e uma creche, cujos recursos federais são essenciais para garantir a entrega das obras à população.
Ricardo Ayres comprometeu-se a acompanhar de perto cada uma dessas demandas, reforçando seu empenho em garantir que o governo federal atenda prontamente necessidades do Tocantins. “Nossa missão é assegurar que esses projetos tenham andamento”, reafirmou o deputado.
Além disso, Ayres ressaltou seu compromisso de trabalhar por todos os municípios que representa, independentemente de alianças políticas locais. “Vamos trabalhar por todas as cidades que represento, onde o meu candidato a prefeito venceu ou não. Agora é hora de desmanchar os palanques e trabalharmos pela população”, destacou, referindo-se, entre outros, a Dianópolis, onde o prefeito José Salomão (PT), que venceu as últimas eleições, não foi seu candidato.
Com Informações da Assessoria de Imprensa
Fotos: Ascom/Divulgação