A votação começou às 8 horas deste domingo, 27 de outubro, e a previsão de encerramento é 17 horas, horário de Brasília; porém, algumas seções poderão ultrapassar esse horário alguns minutos devido à verificação feita dentro das escolas para que ninguém, dentro do local de votação, fique sem exercer o seu direito, além de possíveis filas ou até eleitores que possam chegar de última hora.
Segundo o TRE, para votar, o eleitor pode usar o aplicativo e-Título ou os próprios documentos, como identidade, carteira de motorista, certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte e carteira profissional.
Segurança para os eleitores
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), haverá ação conjunta entre as forças de segurança e também monitoramento em tempo real, a partir do Gabinete de Gestão Integrada instalado no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICCE).
O início dos trabalhos ocorreu na manhã deste domingo e a abertura foi conduzida pelo juiz Wagmar Roberto Silva, que coordena a Comissão Permanente de Segurança da Justiça Eleitoral e o Gabinete de Segurança Institucional, e pelo diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Anderson Casé.
“Esperamos um segundo turno ainda mais tranquilo, para que o eleitor possa exercer sua cidadania de forma segura”, destacou o juiz Wagmar Roberto Silva.
O diretor do SIOP, Anderson Casé, acrescentou que ao longo do dia serão divulgados os boletins sobre as ocorrências nesse segundo turno. “O pleito segue tranquilo nesse segundo turno na capital, com os eleitores exercendo sua cidadania. Mas é importante destacar que todas as forças de segurança estão de prontidão para agir em quaisquer situações adversas”, ressaltou.
Cerca de 447 agentes da segurança pública e 49 viaturas estão mobilizados para garantir a segurança dos eleitores tocantinenses.
Até o momento, nenhuma ocorrência de crime eleitoral foi registrada em Palmas.
Operação Eleições 2024
A Operação Eleições 2024 tem como objetivo garantir a segurança dos tocantinenses durante o período de votação. A coordenação da operação está a cargo da Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO), em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO). A ação envolve as Polícias Civil, Científica, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar, do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) e do apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Tempo
Logo nas primeiras horas deste domingo, a capital registrou chuva em algumas regiões, com média de 30 minutos de duração. Nada que pudesse atrapalhar dona Marinalva Guedes, de 52 anos, a exercer o seu direito ao voto logo pela manhã: “Faço questão de vir às 8 horas e fazer minha parte logo”, disse a eleitora. “Agora é com o restante dos eleitores e depois com quem ganhar e espero que o vencedor faça mesmo suas obrigações”, ressaltou.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de grande volume de chuva para este domingo na capital e o céu ficará nublado, com possibilidade de chuva em pontos isolados.
Os termômetros devem registrar mínima de 25 e máxima de 31 graus.
Com Informações do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, SSP/TO e Inmet
Fotos: Agência Brasil, Vânia Machado e Divulgação