O shopping de Araguaína criou um espaço de acolhimento para mulheres que estão em tratamento do câncer de mama ou que venceram a doença. Segundo a administração do shopping, a iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre a importância do exame preventivo e principalmente acolher as mulheres com ações especiais. Denominado Tô de rosa, Tô consciente, o espaço fica localizado logo depois da entrada social do empreendimento.
Os organizadores informaram que, durante três dias (24, 28 e 29), mulheres que passaram pelo tratamento do câncer compartilharão um pouco de suas histórias com colaboradoras do shopping e visitantes. No quarto e último dia da campanha, na quarta-feira, 30 de outubro, às 17h30, o Espaço de Acolhimento terá o Dia D e receberá a médica mastologista Dra. Evelling Lorena, o médico oncologista clínico Dr. Macilon Nonato e pacientes oncológicas, para reforçar o movimento do autocuidado e exames preventivos.
“Nossa missão é sensibilizar as mulheres por meio de histórias de vida. Cada paciente precisou lidar com o câncer de uma forma diferente e acredito que todas têm uma mensagem importante para compartilhar. Queremos dar essa oportunidade para elas e nossas visitantes e fortalecer a necessidade dos cuidados com a saúde”, explica Cárita Bezerra, gestora de Marketing do shopping.
Exames e cura
A mamografia é o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama. Ela é indicada uma vez por ano para mulheres entre 40 e 49 anos e duas vezes para quem tem entre 50 e 69 anos. Se descoberto logo no início, o câncer de mama tem até 95% de chances de cura.
Já o exame de papanicolau é o recomendado para a detecção precoce do câncer de colo de útero, com chances de cura de 100%, se descoberto e tratado antecipadamente. Ele é indicado para mulheres entre 25 e 64 anos. A vacinação contra o HPV também é uma ação preventiva importante contra a doença.
Números que pedem atenção
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025, cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama devem surgir no país. Em 2002, foram 19 mil mortes causadas pela doença, a principal causa de mortalidade entre as mulheres brasileiras.
Já em relação ao câncer de colo de útero, os dados do Inca mostram que, também para cada ano do triênio 2023-2025, aproximadamente 17 mil novos casos devem surgir entre as mulheres.
Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres do país, seguido do câncer de colo de útero, que ocupa a terceira posição.
Com Informações da Assessoria do Lago Center Shopping
Fotos: Divulgação