As forças de segurança do Tocantins atuarão no próximo domingo, 27 de outubro, quando os eleitores da capital voltarão às urnas no segundo turno das eleições. O governo do estado informou que contará com reforço policial para a Operação Eleições 2024.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, em nível nacional, a ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em apoio à Justiça Eleitoral, e terá como objetivo promover a colaboração entre diferentes órgãos de segurança para garantir a realização pacífica e segura do pleito, protegendo a integridade do processo eleitoral.
“Estamos focados em garantir a segurança nas áreas de votação. O processo eleitoral é um direito fundamental de cada cidadão e queremos que esse segundo turno, primeira vez realizado em Palmas, seja seguro”, ressalta o governador Wanderlei Barbosa.
Operação Eleições 2024
No Tocantins, a operação é coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle da SSP (CICCE), em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO). As ações contam com a participação das Polícias Civil (PC), Militar (PM/TO) e Penal; do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO), do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, além da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O secretário de estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, destacou que a união das forças de segurança permite a realização de uma operação eficaz: “A atuação integrada possibilita uma tomada de decisão mais rápida sempre que houver necessidade. O nosso objetivo é que tenhamos um segundo turno tranquilo, para que o eleitor palmense possa exercer a sua cidadania com segurança e sem qualquer intercorrência”.
De acordo com o secretário, no segundo turno em Palmas, a Polícia Civil terá cerca de 30 agentes prontos para agir em diversas situações. As três Centrais de Atendimento da Polícia Civil estarão em pleno funcionamento para o registro de ocorrências e a Delegacia Virtual também estará disponível para receber denúncias.
As Polícias Militar e Civil do Tocantins desenvolveram os seus próprios planejamentos operacionais, com foco no policiamento ostensivo em locais de votação e apuração. O Corpo de Bombeiros Militar manterá unidades de resgate em prontidão para atender as emergências. O Centro Integrado de Comando e Controle Estadual será responsável por monitorar toda a operação, consolidar dados e produzir relatórios diários sobre a situação eleitoral no estado.
PM/TO no segundo turno
Com 209.536 eleitores e 85 locais de votação, Palmas receberá uma operação especial com 300 policiais militares. O efetivo, composto por militares das áreas administrativa e operacional, atuará em escalas ordinárias e extraordinárias. O policiamento será realizado nas áreas de votação e adjacências, com patrulhas a pé e motorizadas, além do apoio da equipe do Regimento de Polícia Montada (RPMON), entre outras ações, para inibir e coibir crimes comuns e eleitorais. Mais de 70 viaturas estarão disponíveis, incluindo veículos de unidades especializadas.
“Reforçamos o nosso efetivo e adotamos estratégias operacionais eficazes para assegurar a ordem e a tranquilidade durante todo o processo eleitoral. Nossa missão é proporcionar um ambiente seguro, onde cada cidadão possa exercer seu direito ao voto de forma pacífica e democrática, com plena confiança na atuação de nossa corporação”, enfatiza o comandante-geral da PM/TO, coronel Márcio Antônio Barbosa.
Com Informações da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins
Fotos: Luiz de Castro