Com atuação de Amélio Cayres, 599 famílias do “Projeto Sampaio” terão energia elétrica após dez anos

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado na DPE de Augustinópolis, com presença das lideranças dos assentamentos, dará a quase três mil pessoas acesso ao serviço público de energia elétrica, considerado necessário e basilar para a dignidade humana.

Após luta do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), mais de 590 famílias que residem no “Projeto Sampaio” desde 2014 serão beneficiadas com o fornecimento de energia elétrica. O parlamentar solicitou, em requerimento aprovado em 2023 na Casa de Leis, a infraestrutura básica para os moradores dos assentamentos, localizados entre Augustinópolis e Sampaio, além de coordenar reuniões entre os entes envolvidos para realização da demanda.

Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado no mês de setembro e assinado pelo presidente da Aleto, bem como por representantes da Defensoria Pública, do Governo do Estado, do Ministério Público Estadual e da Concessionária Energisa, quase três mil pessoas terão acesso ao serviço público considerado necessário e basilar para a dignidade humana.

“O governador Wanderlei autorizou o andamento das tratativas, por meio da Secretaria das Cidades; então, nós chamamos os representantes e fizemos um pacto para que realmente o Ministério Público, o Governo e a Defensoria fizessem um documento que viabilizasse o fornecimento de energia. Agradecemos o governador pela sensibilidade e compreensão, porque o povo que mora no “Projeto Sampaio” merece ter uma vida digna tanto quanto a população da cidade”, explicou Amélio Cayres.

O presidente da Aleto complementou destacando a essencialidade do serviço. “Entendemos que a energia elétrica é um direito de todo cidadão, uma vez que sem isso várias atividades comuns do nosso dia a dia ficam prejudicadas. Temos ali 599 famílias que produzem bastante, que fazem um projeto de agricultura sólido, que colabora com o desenvolvimento do estado; por isso, buscamos entender o que era preciso e trabalhamos em conjunto para que desse certo, de fato. O termo está assinado e agora vamos acompanhar a execução”, frisou.

Concretização de um sonho

“Eu acompanho os moradores do “Projeto Sampaio” há quatro anos, mas as pessoas moram ali desde 2014 e vivem sem energia todos esses anos; por isso, a vinda da energia vai beneficiar muito a comunidade, tanto na energia, quanto no poço de água e irrigação, além de dobrar a plantação e facilitar a vida de todos. A chegada da energia aqui na comunidade é um sonho; vai ser fundamental na vida de cada família e agradecemos muito ao deputado Amélio Cayres, que foi a peça-chave para ‘desenrolar’ esse problema, pois entrou em contato com o governo do Estado, em parceria com nosso prefeito Armindo Cayres, tomando as principais iniciativas para que isso acontecesse”, disse o vereador de Sampaio, Moisés do Comércio.

Conforme o TAC, a empresa concessionária de energia deverá realizar todas as obras para fornecer eletricidade aos assentamentos integrantes do “Projeto Sampaio”, de acordo com os cadastros das famílias. Ao todo, as 599 famílias residem em sete assentamentos: Vila Santa Luzia/Esperança; Beira Rio Manelão; Beira Rio Porto da Balsa; Bacuri/Projeto Bacia; Santa Rosa de Marielle Franco; União e Fedegoso.

Com Informações da Assessoria de Imprensa/Texto: Lauane dos Santos

Foto: Amanda Germiniani/Ascom

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News