Segurança em evento de comemoração do aniversário do Tocantins será reforçada, informa PM

Segundo a Polícia Militar, serão mais de 300 policiais envolvidos na operação, durante os dois dias de festividades pelos 36 anos do estado.

A Polícia Militar do Tocantins informou nessa quarta-feira, 9, que reforçará a segurança no evento em comemoração ao aniversário do estado. A programação acontecerá nos dias 11 e 12 de outubro na Praça dos Girassóis, em Palmas. Segundo a PM, o reforço contará com mais de 300 policiais em atuação, além de tecnologias como drones do Grupamento Aéreo (Graer) e monitoramento por câmeras da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI).

A operação será coordenada pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) e apoiada pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), com execução do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM). O planejamento inclui a integração com outras forças de segurança, como Polícia Civil (PC), Polícia Penal, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Agência de Trânsito e Transporte Municipal (ATTM), além do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran) e do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO).

Em visita ao local do evento, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, assegurou que as medidas estão reforçadas para atender um público estimado em 30 mil pessoas. “Estaremos com 300 policiais em campo nos dois dias de festa, com um planejamento detalhado, que abrange a segurança tanto dentro quanto fora da área do evento”, afirmou o comandante.

Segundo o comandante, diversos grupamentos da PM/TO estarão envolvidos, como a Cavalaria, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), a Força Tática (FT), as Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM) e o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED).

Informou também que as equipes da Patrulha Rural, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Grupo de Intervenções Rápidas Ostensivas (GIRO) e do Grupo de Operações com Cães (GOC), que integram o Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHOQUE), também participarão da operação.

Alinhamento

Na última terça-feira, 8, o comandante-geral da PMTO, coronel Barbosa, reuniu-se com os comandantes do CPC, coronel Lourdes Cristina Coelho Rodrigues, do CPE, coronel PM Ricardo Borges Ferrão, e com outras lideranças militares, como o chefe da 3ª Seção do Estado Maior da PM, tenente-coronel PM Murilo Pires de Avelar Lima, e o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Thiago Borges Monteiro, para alinhar as estratégias de atuação dos policiais durante as festividades.

Além da presença dos policiais circulando em pontos estratégicos, serão instalados detectores de metais na entrada dos shows, com inspeções realizadas por uma empresa terceirizada. A operação visa garantir a segurança do público e o bom andamento dos eventos, para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Com Informações da Polícia Militar do Tocantins

Fotos: Divulgação PM/TO

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News