Líder do Espanhol, o Barcelona não teve dificuldades para vencer o Alavés por 3 a 0, nesse domingo, pela nona rodada do campeonato. Com três gols do atacante polonês Robert Lewandowski ainda no primeiro tempo, o Barcelona voltou a ter três pontos de vantagem sobre o Real Madrid (24 a 21), segundo colocado na tabela.
O resultado marca a reabilitação do time do técnico Hansi Flick, após a derrota para o Osasuna por 4 a 2 na última rodada. Naquela ocasião, Flick poupou vários titulares e o Barcelona sofreu sua primeira derrota após sete vitórias nas sete primeiras rodadas.
Artilheiro do Espanhol com dez gols, Lewandowski precisou de apenas 32 minutos para selar a oitava vitória do Barcelona no campeonato. O primeiro gol do atacante de 36 anos aconteceu aos sete minutos, quando ele completou de cabeça um cruzamento do brasileiro Raphinha.
A dupla voltou a funcionar 15 minutos depois. O brasileiro avançou pela esquerda e cruzou no segundo pau, onde Lewandowski só teve o trabalho de empurrar para o gol. O terceiro gol do polonês aconteceu após assistência de Eric Garcia, que entrou no lugar de Ferran Torres, que se lesionou logo no começo da partida.
O Alavés pouco criou no primeiro tempo, mas conseguiu marcar no último minuto, com Toni Martinez. O gol, porém, foi anulado por impedimento. O time da casa ainda tentou a reação no início do segundo tempo, quando Toni Martinez acertou a trave de Peña aos cinco minutos.
Após a pressão inicial, o Barcelona voltou a controlar o jogo sem se arriscar muito. No meio da segunda etapa, Flick tirou Lamine Yamal, que teve atuação discreta, e colocou Ansu Fati. O técnico também colocou em campo o holandês De Jong, que não disputava uma partida oficial desde abril.
Após a queda para o Osasuna, o Barcelona se reabilitou completamente com triunfos sobre o Young Boys, pela Liga dos Campeões, e Alavés. Na 10ª rodada, o Barcelona recebe o Sevilla no dia 20 de outubro. O Alavés, que está na 12ª posição do Espanhol com dez pontos, joga com Valladolid no dia 18.
Girona vence o Athletic Bilbao
No outro jogo do Espanhol desse domingo, o Girona derrotou o Athletic Bilbao por 2 a 1, com um gol de pênalti aos 54 minutos do segundo tempo. Asprilla fez 1 a 0 para o Girona aos 39 minutos do primeiro tempo e Sancet empatou dois minutos depois.
Após o pênalti marcado com o auxílio do VAR, Stuani marcou para decretar a terceira vitória do Girona, que tem 12 pontos, na 11ª colocação. O Athletic Bilbao está em sexto lugar, com 14 pontos.
Fonte: Notícias ao Minuto