A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na última sexta-feira, 27, uma operação que teve como objetivo coibir motoristas de dirigir sob efeito de álcool. De acordo com estudos realizados pela PRF, observa-se que mais de 80% dos acidentes de trânsito são provenientes de falha humana, ou seja, têm causas evitáveis.
A Operação Tempus Fugit contou com a parceria da Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), da Polícia Civil (PC/TO), da Guarda Metropolitana (GM) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO).
Segundo a PRF, com o policiamento reforçado na BR-010 da capital tocantinense, foram fiscalizadas 112 pessoas e 102 veículos (11 recolhidos por irregularidades). No total, foram emitidos 71 autos de infração, com destaque para as infrações de alcoolemia por recusa (14 casos) e dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (nove casos). Além das atividades de fiscalização, foram implementadas orientações educativas voltadas para o trânsito, alcançando diversos usuários da via.
Os testes de alcoolemia ajudam a identificar infratores e prevenir comportamentos de risco, contribuindo para um trânsito mais seguro. As forças de segurança pública operaram comandos de alcoolemia com a realização de 88 testes do etilômetro (conhecido popularmente como “bafômetro”).
Os policiais informaram que houve cumprimento de um mandado de prisão por inadimplemento de pensão alimentícia. O indivíduo, homem de 36 anos, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para as medidas legais cabíveis.
Tempus Fugit
A expressão em latim Tempus Fugit (o tempo voa) relaciona-se com a Lei Seca, pela urgência de prevenir sinistros de trânsito causados pelo consumo de álcool. Uma decisão imprudente ao volante pode, em poucos segundos, resultar em danos irreversíveis, como vidas perdidas e feridas que não podem ser recuperadas, assim como o tempo que passa e não volta.
Balanço da operação
27 de setembro de 2024
Total de acidentes: 0
112 pessoas fiscalizadas
102 veículos fiscalizados
88 testes de alcoolemia
11 veículos recolhidos por irregularidades
Flagrantes de infrações: 71, com alguns destaques:
- nove casos por conduzir veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança;
- nove casos por dirigir veículo sem possuir CNH;
- 14 casos de alcoolemia por recusa;
- um caso pelo não uso de cinto de segurança;
- um caso por estar sem dispositivo de retenção para crianças (cadeirinha).
Com Informações da Polícia Rodoviária Federal
Fotos: Divulgação/PRF