São Paulo e Corinthians enfrentam-se neste domingo, às 16h00, pela 28ª rodada do Brasileirão, em momentos completamente distintos na temporada. Se há cerca de um mês eram os corintianos que estavam afundados na crise, a maré negativa está do lado tricolor agora. O time do MorumBIS acumulou a segunda eliminação em mata-mata em 2024, ao cair nas quartas de final da Libertadores para o Botafogo. O resultado obriga os comandados de Zubeldía a focar exclusivamente no campeonato nacional.
Por sua vez, o time do Parque São Jorge, semifinalista na Copa do Brasil e Sul-Americana, quer aproveitar a boa sequência para vencer o rival, no Mané Garrincha, em Brasília, e fugir de vez da zona de rebaixamento do Brasileiro. A equipe alvinegra vem de três vitórias consecutivas, com oito gols marcados e nenhum sofrido. O time está na 17ª posição, com 28 pontos, e pode deixar o Z-4 em caso de um tropeço do Vitória, que tem a mesma pontuação, e visita o Atlético-GO.
“Sabemos que o grupo tem jogadores de alta qualidade, mas tem de ter competência tática. O Corinthians precisa ser protagonista a todo momento. Temos de manter a calma e a humildade para sair da situação no Brasileirão para depois pensar em chegar na final”, disse o técnico Ramón Díaz, após a vitória sobre o Fortaleza na Sul-Americana.
Apesar do momento em baixa na temporada, o São Paulo não pode esmorecer porque briga por vaga no G-4 do Brasileiro, o que garantiria ao tricolor paulista a classificação para a fase de grupos da próxima Libertadores. A equipe está na quinta posição, com 44 pontos, a apenas um do Flamengo, que tem uma partida a menos. Os cariocas também estão em crise pela eliminação no torneio continental e recebem o Athletico-PR, que luta contra o rebaixamento, nesta rodada.
O duelo com o Corinthians em Brasília será o primeiro de uma série de jogos do São Paulo longe da capital paulista. O clube vai ficar impossibilitado de mandar partidas no MorumBIS porque o estádio será palco de seis apresentações do cantor americano Bruno Mars. O artista fará apresentações nos dias 4, 5, 8, 9, 12 e 13 de outubro. A partida contra o Vasco, em 20 de outubro, também será no Mané Garrincha. Assim, os são-paulinos só voltam a jogar em sua casa em 13 de novembro, contra o Athletico-PR.
Mesmo sendo disputado fora de São Paulo, o Majestoso será com torcida única. O Corinthians chegou a sondar a possibilidade de contar com corintianos na arquibancada, mas o Ministério Público do Distrito Federal vetou. Para receber o carinho dos torcedores, o clube realizou um treino aberto nesse sábado, no CT Joaquim Grava.
A tendência é que o lateral direito Fagner, o zagueiro Cacá, o lateral esquerdo Matheus Bideu e o meio-campista Rodrigo Garro retornem ao time titular. Memphis Depay, que deu uma assistência na vitória por 3 a 0 sobre o Fortaleza, mais uma vez deve iniciar entre os reservas. O astro holandês ainda está readquirindo a melhor condição física. Recuperado de lesão, Raniele tem chances de ficar no banco.
Pelo lado tricolor, o técnico Zubeldía deve levar a campo um time parecido com o que jogou contra o Botafogo. Luciano deve herdar a vaga de William Gomes, enquanto Rodrigo Nestor, que perdeu pênalti decisivo no duelo com o alvinegro carioca, cumpre suspensão e está fora. Michel Araújo, com um problema no joelho, também desfalca a equipe.
“Clássico, temos que entrar para ganhar. Tem que virar a página para ganharmos o clássico e começarmos a lutar pelo Brasileirão”, comentou Zubeldía após a eliminação.
Será o clássico de número 316 entre as equipes. No confronto histórico, são 113 vitórias do Corinthians, 105 empates e 97 triunfos do São Paulo.
Ficha Técnica
São Paulo x Corinthians
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Wellington Rato, Luciano e Lucas Moura; Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.
Corinthians: Hugo Souza; Fagner, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; José Martínez, Charles, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Romero e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS)
Horário: 16h00 (horário de Brasília)
Local: Mané Garrincha, em Brasília, DF
Fonte: Notícias ao Minuto