Comissão de Educação aprova repasse de recursos do Fundo Social do Pré-Sal ao Pnaes

O texto aprovado foi o substitutivo da senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil/TO), que relatou a matéria.

A Comissão de Educação (CE) aprovou nessa terça-feira, 17, o Projeto de Lei 3.118/24, que prioriza as políticas assistenciais a estudantes da educação superior e profissional, científica e tecnológica pública para receber recursos do Fundo Social do Pré-Sal. O texto aprovado foi o substitutivo da senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil/TO), que relatou a matéria.

O PL altera a lei que dispõe sobre o repasse, para as áreas de educação e saúde, de parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural (Lei 12.858, de 2013). A legislação especifica os recursos do Fundo Social que serão repassados ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), também proposto pela Professora Dorinha.

Garantias

Segundo a matéria, as receitas do fundo serão destinadas a programas de ações afirmativas que assegurem o ingresso por reserva de vagas, o que, para a senadora Dorinha, garante que o recurso chegará ao público correto: os estudantes beneficiários de políticas de assistência estudantil. A relatora ajustou o texto para que outras políticas semelhantes ao Pnaes sejam incluídas no futuro, além de ampliar a abrangência da lei para incluir políticas estaduais e municipais com a mesma finalidade.

“Essa adequação busca garantir que o apoio financeiro não se limite a um único programa, mas possa ser direcionado a qualquer iniciativa que vise a inclusão e permanência de estudantes de baixa renda e em maior vulnerabilidade social, evitando a descontinuidade das políticas de assistência estudantil”, afirmou a relatora.

Como foi aprovado em formato de substitutivo, o texto vai precisar passar por votação em turno suplementar na Comissão de Educação e, depois, poderá seguir para análise da Câmara dos Deputados.

Com Informações da Agência Senado

Foto: Ascom/Divulgação

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