Já está em vigor a Portaria 2.880/24, da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que reconhece o Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins como integrante da iniciativa Polos de Agricultura Irrigada, estando inserido nas ações para a implementação da Política Nacional de Irrigação. Essa ação foi uma articulação da Bancada Federal do Tocantins, sob a coordenação da senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO).
Com extensão de 150 mil hectares, podendo chegar a 225 mil até 2030, o novo Polo de Irrigação deve ajudar a melhorar a vida de pelo menos 110 mil pessoas, nos sete municípios que o compõem: Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Dueré, Santa Rita, Cristalândia, Pium e Sandolândia.
Desenvolvimento
“Os polos de agricultura irrigada são uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Ao promover a eficiência no uso da água, aumentar a produtividade, gerar emprego e renda e contribuir para a sustentabilidade ambiental, os polos contribuem para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico do país”, disse Dorinha.
Os polos são criados por meio de parcerias entre governo federal, estados, municípios, organização dos agricultores irrigantes e passam a receber atenção especial, com ações que vão desde o repasse de recursos para o desenvolvimento da produção até o planejamento de ações e a articulação com outros órgãos, ajudando a solucionar problemas reais e entraves enfrentados por quem produz em áreas irrigadas. Eles oferecem diversas ações de apoio aos produtores, como assistência técnica, acesso a crédito, pesquisa e desenvolvimento.
Com Informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Ascom/Divulgação