O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fixou o prazo de 15 dias para convocar governadores a um debate sobre um plano do governo para a segurança pública.
A declaração ocorreu em entrevista à rádio Difusora Goiânia, nesta sexta-feira, 6.
“Vou convocar o Caiado (Ronaldo Caiado, governador de Goiás) e vou convocar os outros 26 governadores de estado dentro de, no máximo, 15 dias, porque quero fazer um plano de segurança pública neste país e quero fazer em parceria com os 27 governadores”, afirmou o presidente.
A violência no Brasil é um fenômeno social que cresceu de forma significativa a partir da segunda metade do século XX. As causas da violência são de natureza estrutural e sistêmica, tendo como exemplos as profundas desigualdades socioeconômicas, a falta de oportunidades à população mais pobre e a ausência ou inadequação das políticas públicas sociais e de segurança promovidas pelo Estado.
Dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que o Brasil responde por 20,4% dos casos de homicídio no mundo, sendo importante ressaltar que a parcela da população mundial que o país representa é dez vezes menor do que esse valor, o que torna ainda mais explícita a gravidade do problema da violência na sociedade brasileira.
Fonte: Notícias ao Minuto