Marcus Marcelo solicita criação de polo de apoio às escolas indígenas; entenda

No último 9 de agosto, foi celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data em que o deputado apresentou a proposta na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) solicitou, por meio de requerimento, a criação de um polo de apoio às escolas indígenas no município de Goiatins, para atender melhor os educadores e estudantes do Povoado Craolândia. De acordo com eles, a criação do polo irá oferecer mais acessibilidade às seis aldeias da região, que possuem uma média de 375 alunos.

“O César, líder político na região, me procurou com essa reivindicação dos educadores e das lideranças indígenas, falando o quanto a distância da SRE [Superintendência Regional de Educação] dificulta os trabalhos administrativos e processos pedagógicos”, explicou o deputado.

Os professores contam que, no caso de qualquer suporte técnico, precisam percorrer cerca de 200 km até Araguaína, onde fica a SRE. “Um exemplo são os processos para participar das Olimpíadas de Matemática, que diversas vezes chegaram atrasados; a gente acredita que isso acontece pela falta de um atendimento mais próximo, uma estrutura que realmente atenda as unidades escolares”, relatou César Oliveira, líder político na região.

“Outro motivo é que a gente acredita que a criação de um polo vai aproximar mais a Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc) das comunidades indígenas. As escolas ficam mais acessíveis para essa liderança ir fazer seus requerimentos, além de termos mais estrutura”, complementou.

Educação para todos

No último 9 de agosto, foi celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data em que o deputado apresentou a proposta na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). “A educação é um direito fundamental e precisamos garantir que nossas crianças indígenas recebam um ensino de qualidade dentro do povoado em que vivem, respeitando assim suas culturas e tradições”, afirmou Marcus Marcelo.

Mais melhorias para a classe

Após o recesso, durante os primeiros dias de retorno das sessões legislativas, o parlamentar ressaltou a importância de continuar trabalhando na revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais da educação pública do estado do Tocantins.

“Irei retomar todas as pautas que a gente vem trabalhando ao longo desse um ano e meio de mandato, a exemplo do PCCR da Educação, que já temos uma previsão da primeira reunião ainda nesta semana, para que a gente possa tornar realidade”, expressou Marcus Marcelo.

Com Informações da Aleto

Foto: Arquivo Pessoal/Aleto/Divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News