O gabarito oficial das provas do CNU (Concurso Nacional Unificado) está disponível nesta terça-feira, 20, a partir das 10 horas, no site do concurso.
Também nesta terça começa a valer o prazo para recurso contra questões das provas objetivas. Os exames, realizados no domingo, 18, contaram com 36 cadernos diferentes de questões, divididos pelos oito blocos da seleção.
O CNU, chamado de “Enem dos Concursos”, é o maior do tipo no país, com 2,1 milhões de inscritos e 970 mil participantes, uma abstenção de 54,12%. As provas foram aplicadas em 228 cidades, incluindo todas as capitais. Foram 3.647 locais de aplicação e 72.041 salas.
Segundo o edital, os recursos devem ser apresentados no site do CNU, diretamente à Fundação Cesgranrio, organizadora da seleção. É preciso que o candidato apresente um recurso fundamentado, com argumentos claros sobre o motivo do pedido de impugnação da questão.
O prazo final para apresentar os recursos é nessa quarta, 21. O candidato não deve se identificar na hora de contestar as questões. Se houver qualquer sinal que identifique o participante ou a procedência do recurso, o pedido será negado.
Não serão aceitos recursos por meio dos Correios, de e-mail, fax ou fora do prazo estabelecido. Se houver qualquer problema técnico com o computador e o candidato não conseguir enviar a sua contestação, Cesgranrio e MGI não serão responsabilizados, conforme prevê o edital do concurso.
As decisões sobre os recursos serão divulgadas, todas de uma vez, junto com o resultado final das provas objetivas, previsto para o dia 8 de outubro. Quando uma questão for cancelada, os pontos relativos àquela questão serão dados a todos os candidatos participantes daquele bloco.
Próximos passos do CNU
Depois do prazo para contestação da prova objetiva e para a divulgação do gabarito, o próximo passo do CNU é a disponibilização da imagem do cartão de resposta de cada candidato no site do concurso, na área do candidato. Para acessar, é preciso ter senha do portal gov.br.
No dia 8 de outubro, além dos resultados das provas objetivas, sairá também a nota da prova discursiva e a convocação para o envio de títulos. Nos dias 8 e 9 de outubro, será o prazo de recurso contra a nota da questão discursiva. Os candidatos que passarem para a próxima fase deverão enviar, em 9 e 10 de outubro, os títulos.
É preciso enviar documentos como diplomas de graduação, de cursos, mestrado, doutorado e especializações, entre outros, conforme o cargo para o qual prestou o concurso e conforme as qualificações do candidato.
No dia 17 de outubro sairá o resultado da prova discursiva e ocorrerá a convocação para a comprovação de condição declarada para cota, como no caso de pessoas portadoras de deficiência, candidatos negros e candidatos indígenas. Para quem fará avaliação por deficiência, a perícia vai de 17 a 25 de outubro.
Nos dias 2 e 3 de novembro, os participantes negros e indígenas fazem a sua heteroidentificação. No dia 4, sai o resultado dos títulos. O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado em 21 de novembro.
O início do trabalho dos aprovados que não precisarão passar pela terceira fase, que é o curso de formação específica, está previsto para janeiro de 2025. Os demais devem ser contratados em abril. Segundo a ministra do MGI, Esther Dweck, serão três listas de chamada. Quem não responder às convocações estará fora.
O CNU terá uma lista de espera de 13 mil pessoas, o dobro do número de vagas. O objetivo é contratar os servidores para as áreas às quais foram aprovados à medida que cargos ficarem vagos. A previsão é de que 70 mil funcionários públicos se aposentem até 2026.
Confira o calendário atualizado do CNU
Eventos – Data
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas – 20 de agosto
- Prazo para entrar com recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados – 20 e 21 de agosto
- Disponibilização da imagem do cartão de resposta do candidato – 10 de setembro
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva; convocação para o envio de títulos (via upload) – 8 de outubro
- Prazo para entrar com recurso pedindo revisão das notas da prova discursiva – 8 e 9 de outubro
- Envio dos títulos – 9 e 10 de outubro
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai) – 17 de outubro
- Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) de quem se declarar com deficiência – 17 a 25 de outubro
- Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas – 2 e 3 de novembro
- Resultado preliminar da avaliação de títulos – 4 de novembro
- Prazo para apresentar recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos – 4 e 5 de novembro
- Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência – 13 de novembro
- Prazo para apresentar recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarar com deficiência – 13 e 14 de novembro
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos – 19 de novembro
- Previsão de divulgação dos resultados finais – 21 de novembro
Fonte: Notícias ao Minuto