Pesquisa Conab: preços de frutas e hortaliças apresentam queda

Cenoura teve redução de 47,69%.

Itens da lista de compras considerados caros demais pelas donas de casa surpreenderam, positivamente, quem foi ao supermercado nos últimos 20 dias. De acordo com dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última sexta-feira, 16 de agosto, a maior parte das hortaliças e frutas nos mercados atacadistas apresentou queda de preços em julho.

A média ponderada de preços decresceu até 47,69%, no caso da cenoura, e 43,96%, no caso do tomate, em relação ao registrado em junho.

Segundo o boletim, a queda no preço da cenoura é explicada pela maior quantidade da raiz nos atacados. A queda no preço do tomate também está relacionada ao aumento da oferta – 13% superior a junho.

Para a alface, a alta significativa na Ceasa que abastece Fortaleza (28,56%) e as estabilidades de preço influenciaram a média ponderada do mês. Ela foi positiva em 1%, na comparação com a média de junho. Mas, em sete Ceasas, o preço caiu e em algumas de maneira significativa, como é o caso da Ceasa Brasília (-28,28%) e da Ceasaminas (-23,74%).

Entre as frutas, o movimento preponderante de preços apresentou redução no mês de julho – banana (-2,31%), maçã (-2,66%), mamão (-19,57%) e melancia (-3,27%), em virtude de uma maior oferta no mercado atacadista, aliada à retração da demanda devida às férias escolares, explicou a Conab.

No caso do mamão, a queda mais expressiva dos preços se deu em decorrência da colheita em novas plantações e do tempo adequado para o desenvolvimento das frutas. O volume ofertado fez com que os produtores fizessem o controle do envio da fruta, a fim de impedir uma depreciação maior dos preços.

Com Informações da Companhia Nacional de Abastecimento

Fotos: Nonatinho Rodrigues

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News