O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quarta-feira, 14, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As avaliações foram realizadas em 2023 e, segundo os dados, no Tocantins, das dez escolas públicas da rede estadual de ensino com maior nota no Ideb, referente ao ensino médio regular, cinco são colégios militares, administrados de forma compartilhada pela Polícia Militar (PM/TO) e Secretaria de Educação (Seduc).
Dos Colégios Militares do Estado do Tocantins (CMTO), a Unidade XII (Palmeirópolis), a Unidade VIII (Guaraí) e a Unidade X (Colinas do Tocantins) conquistaram, respectivamente, 1ª, 2ª e 3ª posição no ranking das escolas com melhor avaliação. Na 5ª posição, a Unidade III (Araguaína) aparece com a mesma nota da Escola Estadual Piacava (Nazaré).
Os CMTOs Unidade XII (Palmeirópolis) e Unidade VIII (Guaraí) obtiveram 5,5 pontos, o CMTO Unidade X (Colinas do Tocantins) obteve 5,4 e o CMTO Unidade III (Araguaína) obteve 5,3. Além destes, o CMTO Unidade II (Palmas) obteve 5,2 pontos, ocupando a 7ª posição, com a mesma pontuação do Colégio Dom Orione (Tocantinópolis).
No ranking nacional, com 4,2 pontos para o ensino médio, o Tocantins ocupou a 10ª posição, empatado com Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.
Além do ensino médio, foram avaliados os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Entre as dez melhores pontuações dos anos iniciais, estão dois CMTOs: a Unidade VII (Gurupi), com 6,7, ocupando a 7ª posição, e a Unidade XIV (Alvorada), com 6,3, ocupando a 8ª posição.
Ressalta-se que as escolas que ocupam a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 6ª e 7ª posição são oriundas da rede conveniada de ensino. Já nos anos finais do ensino fundamental, das dez melhores pontuações, quatro são CMTOs: Unidade XII (Palmeirópolis), com 6,1 pontos (4ª posição), Unidade IV (Arraias), com 6,1 pontos (5ª posição), Unidade I (Palmas), com 6,1 pontos (6ª posição) e Unidade VII (Gurupi), com 5,9 pontos (7ª posição). As escolas que figuram na 1ª, 2ª, 3ª posição são oriundas da rede conveniada de ensino.
Segundo o tenente-coronel João Leyde de Souza Nascimento, Diretor de Programas Sociais da PM/TO, “os Colégios Militares do Tocantins, além de uma política pública educacional, são também uma ação de estado, voltada à prevenção criminal, promoção da paz social e da cidadania”.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Antônio Barbosa, “os Colégios Militares constituem uma importante política pública ofertada pelo estado e a corporação tem buscado investir com o objetivo de avançar cada vez mais”.
O comandante-geral destacou também o fato de os colégios militares ocuparem as três primeiras posições no ranking das escolas públicas.
“Ficamos felizes em saber que os colégios militares ocupam excelentes posições no ranking geral das escolas públicas, inclusive a 5ª e 7ª posições também. Obviamente, temos pontos a melhorar e vamos continuar trabalhando para que isso ocorra”, disse.
“Parabenizo e agradeço as famílias pela confiança depositada em nossos militares e o compromisso dos alunos com o próprio crescimento. Além disso, parabenizo também, e agradeço, toda a equipe escolar que está fazendo a diferença na vida de inúmeras famílias e os números provam isso. Deixo meus cumprimentos ao governo do estado, que promove avanços significativos à educação do Tocantins”, finalizou o coronel Barbosa.
Com Informações da Secretaria Estadual de Educação
Fotos: PM/TO