A I Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto) foi a principal pauta da reunião realizada entre o secretário da Cultura Tião Pinheiro e a secretária executiva Valéria Kurovski com a primeira-dama do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, na manhã desta sexta-feira, 16, oportunidade em que foi explanado a ela um resumo das ações desenvolvidas desde a recriação da pasta em março de 2023.
Acompanhados de equipe técnica da Secretaria da Cultura (Secult), os gestores alinharam demandas referentes ao evento, que será realizado entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, reunindo as diversas expressões do artesanato tocantinense. Com o tema “Mãos que tecem tradição”, a Fenartto terá Karynne Sotero como sua madrinha e, além da exposição e comercialização do artesanato local, a feira contará com atrações artísticas, desfile de moda e cozinha show, bem como o vernissage do I Salão de Artes Visuais do Tocantins e o I Seminário de Economia Criativa do Tocantins.
“Fenartto, gravem esse nome, porque essa será uma grande feira, a nossa primeira. Agradeço muito ao secretário Tião e a toda a equipe que está transformando a cultura do nosso estado. Muita coisa boa vai acontecer. O nosso capim-dourado, a nossa cerâmica, os produtos da região do Bico do Papagaio… Tudo será exposto nessa grande feira”, disse a primeira-dama durante a reunião.
Para o secretário da Cultura Tião Pinheiro, o encontro desta sexta-feira é mais um importante passo para a realização do evento, que promete movimentar ainda mais o artesanato da região, destaque em feiras nacionais, atraindo compradores de países diversos, como Japão, Jordânia, Estados Unidos e China.
“A partir de mais essa reunião com a primeira-dama Karynne Sotero iremos dar continuidade ao projeto da feira, que tem sido desenvolvido nos últimos meses pela equipe de servidores da Secretaria da Cultura. Essa é mais uma importante ação do governo do Tocantins para fomentar o setor criativo do estado, que é forte e com características marcantes e únicas”, finalizou.
Fonte: Secult TO