TCE: presidente da Aleto destaca empenho do Legislativo pela primeira infância em evento

Quando o Pacto Tocantinense pela Primeira Infância foi lançado pelo Tribunal de Contas em 2023, 68 municípios começaram a criar programas destinados à primeira infância, incluindo previsão orçamentária, e aderir a eles.

“O que se vive na primeira infância afeta a vida toda.” É com este entendimento que o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) deu início ao Seminário Reflexos da PEC da Primeira Infância no Enfrentamento ao Trabalho Infantil, nessa sexta-feira, 16. O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), que falou sobre o empenho e compromisso do Legislativo com a aprovação da Proposta de Emenda e demais projetos para a Primeira Infância.

“A PEC que hoje se discute aqui foi uma das propostas de emenda à Constituição mais importantes que a Casa de Leis aprovou e tive grande prazer em poder fazer parte deste momento. Sabemos que precisamos cuidar das nossas crianças até que se tornem adultos saudáveis e preparados e justamente por isso que acompanhamos e nos comprometemos com este programa do TCE desde 2023 que vem dando grandes resultados nos municípios”, destacou Amélio Cayres.

Tribunal

O presidente do TCE/TO, conselheiro André Luiz de Matos, reafirmou a parceria com o Poder Legislativo para o fomento à política pública da primeira infância. “O presidente Amélio é um parceiro firme e somos órgão auxiliar do Poder Legislativo; então a Assembleia tem caminhado conosco com empenho. A primeira infância é uma preocupação elementar porque um país se constrói pela base que são as crianças. É uma política multidisciplinar e complexa e os tribunais de contas do Brasil que acompanham a execução orçamentária e financeira e conhecem as políticas públicas devem participar ativamente delas”, explicou.

Quando o Pacto Tocantinense pela Primeira Infância foi lançado pelo Tribunal de Contas em 2023, 68 municípios começaram a criar programas destinados à primeira infância, incluindo previsão orçamentária, e aderir a eles. Já em 2024, segundo o presidente do TCE/TO, o número de municípios alocando recursos específicos para a área subiu para 94.

Poderes

Com isso, o governador Wanderlei Barbosa parabenizou a iniciativa e ressaltou a harmonia entre os Poderes e órgãos de controle. “O presidente André tem feito um protagonismo muito grande deste tema, mas fazemos um governo de convergência e diálogo. E sobre essa política da primeira infância temos acompanhado muitas ações em harmonia com os Poderes e com o TCE, desde mudanças na legislação, projetos, crescimento de 120% de investimentos para a primeira infância nos municípios e isso nos deixa satisfeitos e sempre querendo melhorar mais”, destacou.

O Encontro contou com a mesa redonda “Panorama do Trabalho Infantil no Tocantins e no Brasil”, com a participação das ministras do Tribunal Superior do Trabalho, Liana Chaib e Morgana de Almeida Richa, e mediação do procurador do estado, atuando na subprocuradoria em Brasília, Elfas Elvas.

Com Informações da Aleto

Foto: Amanda Germiniani/Divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News