Foi preso nessa quarta-feira, 14, em Bonópolis, GO, o terceiro suspeito envolvido no crime de latrocínio que vitimou Donizete Gonçalves, de 56 anos, na última sexta-feira, 9, em São Valério do Tocantins. O suspeito, de 24 anos, foi localizado por policiais militares do 4º Pelotão de Bonópolis, no Distrito de Cruzeiro do Norte, zona rural da cidade, após as Polícias Civil e Militar do Tocantins compartilharem informações com a corporação do estado vizinho de que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, expedido pela Comarca de Peixe.
Ao ser preso, o suspeito foi apresentado no Plantão da Polícia Civil em Porangatu, GO. A motocicleta da vítima, que foi roubada no dia do crime, estava com ele e foi apreendida pelos policiais.
Confissão
Ao tomar conhecimento da prisão, o delegado chefe da 95ª DP, João Paulo Sousa, que preside as investigações no Tocantins, dirigiu-se à cidade de Porangatu e realizou o interrogatório do suspeito. O homem confessou a participação no delito, juntamente com outros dois homens, de 28 anos e 30 anos, presos na última segunda-feira, 12, em São Valério, e ainda contou com detalhes como foi o planejamento e a execução do crime.
Segundo o delegado, em depoimento, os suspeitos disseram que o crime ocorreu após um desentendimento por causa de droga.
O indivíduo ainda contou ao delegado João Paulo que o plano inicial era matar e pegar o dinheiro da vítima. “Então, munidos com duas facas, eles partiram na motocicleta para a casa de Donizete, que prontamente abriu o portão. Eles entraram e, ao descer da moto, o primeiro já desferiu uma facada na vítima. Os outros dois derrubaram Donizete no chão e desferiram mais facadas. A primeira facada foi na garganta, a segunda foi no lado do pescoço, depois [a vítima] foi arrastada para a sala do imóvel e ele desferiu mais duas facadas nas costas e, ao final, ainda chutou o rosto da vítima”, destacou o delegado, informando os detalhes repassados pelo suspeito.
Entenda o crime
O crime ocorreu entre 4 e 5 horas da madrugada de sexta-feira. Os autores roubaram da vítima o valor de R$250,00, o celular e a motocicleta. “Segundo o preso de hoje, não estava nos planos deles subtrair a motocicleta, porém a utilizaram para ir embora do local e a esconderam no mato. No mesmo dia, à noite, um dos suspeitos resgatou a motocicleta e devolveu na casa de Donizete, mas depois decidiu pegar a motocicleta novamente para se evadir da cidade”, informou a autoridade policial.
O homem ainda revelou que o celular da vítima foi trocado por droga e todo o dinheiro foi usado naquela mesma madrugada do crime para compra de entorpecentes. As duas facas levadas para o local do crime foram queimadas e depois jogadas dentro de uma represa na cidade de São Valério.
Justiça
Após ser ouvido, o homem foi encaminhado para uma unidade penal de Porangatu, onde permanece à disposição do Poder Judiciário do Tocantins, devendo ser recambiado nos próximos dias.
Já os outros dois envolvidos permanecem presos na Unidade Penal de Gurupi.
Com o desfecho das investigações, o delegado João Paulo Sousa deve concluir o inquérito nos próximos dias e encaminhá-lo ao Poder Judiciário, com vistas ao Ministério Público.
Com Informações da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins
Foto: Divulgação/Polícia Civil/TO