Tocantins é o 3º no ranking com maior número de eleitores entre 16 e 17 anos, aponta TSE

O estado tocantinense tem um total de 31.019 eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos, correspondendo a 2,65%.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou números do eleitorado do país. Em relação ao Tocantins, o levantamento mostra que o estado mais jovem do Brasil tem o 3º maior índice de adolescentes eleitores. Os números analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO) apontam que o estado tocantinense tem um total de 31.019 eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos, correspondendo a 2,65%. No geral, nas Eleições Municipais de 2024, que ocorrem no dia 6 de outubro, 1.171.342 eleitores tocantinenses irão às urnas para escolher seus representantes.

Conforme o TSE, no pleito anterior, nas Eleições Gerais de 2022 – disputa para presidente, senador e deputados estaduais e federais – , no Tocantins, o eleitorado desta mesma faixa etária era de 24.998, correspondente a 2,28%. Na época, o estado contava com 1.094.003 eleitores aptos.

De acordo com o TRE/TO, os números apontam um aumento de 24% em 2024, comparado a 2022, ano em que ocorreu o último pleito, no quadro eleitoral tocantinense com o registro de adolescentes de 16 a 17 anos que vão participar das Eleições Municipais.

Percentual nacional

O Brasil registra hoje um total de 155.912.680 eleitores aptos a participarem das eleições no próximo dia 6 de outubro. Destes, 1.836.081 são adolescentes de 16 a 17 anos, o que contabiliza 1,17% do eleitorado brasileiro. Com o proporcional para o número de eleitores de cada região, à frente do Tocantins, com o maior percentual de eleitores adolescentes, lidera o estado do Maranhão, com 3,13%, seguido por Roraima (2,74%).

Participar do maior ato democrático

Apesar de o voto ser obrigatório para maiores de 18 anos, adolescentes entre 16 e 17 anos também podem participar do maior ato democrático e escolher o representante da sua comunidade por meio do exercício do voto. Aqueles que completam 16 anos até o dia da eleição também podem participar do pleito, exercendo um direito de cidadania garantido pela Constituição Federal, mesmo que o voto para essa faixa etária seja opcional.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, no art. 2º, são considerados adolescentes aqueles entre 12 e dezoito anos de idade.

Incentivo à participação política

O presidente do TRE/TO, desembargador João Rigo Guimarães, ressalta a importância de estimular a participação política dos jovens, essencial para a democracia e para a escolha dos representantes das comunidades.

“A posição do Tocantins como o terceiro estado do Brasil com o maior número de eleitores na faixa etária de 16 a 17 anos é motivo de comemoração. Isso é resultado de um compromisso com ações voltadas para o público juvenil. O TRE/TO tem impulsionado esse crescimento ao levar informações e debates políticos às escolas, reforçando a democracia e preparando nossos jovens para uma participação ativa e consciente no processo eleitoral”, afirma o desembargador, em referência ao programa do tribunal chamado Agentes da Democracia, voltado a jovens eleitores tocantinenses, na área de inclusão sociopolítica.

Para engajar o eleitorado jovem, a Justiça Eleitoral do Tocantins realiza ações nas comunidades, promovendo debates entre jovens e especialistas, por meio de palestras, rodas de conversa, jogos interativos e simulações de votação.

Desde 2018, o TRE/TO vai até as escolas, por meio do programa permanente Agentes da DemocraciaFormação de Eleitores e Políticos do Futuro”; essas atividades são coordenadas pela Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE/TO), que visa fomentar a consciência cívica e preparar os jovens para a participação ativa no processo político.

Com Informações do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News