Na quinta-feira, autoridades dos Estados Unidos anunciaram a prisão de Ismael “El Mayo” Zambada, um dos líderes históricos do cartel de Sinaloa, e de Joaquín Guzmán López, filho de “El Chapo” Guzmán, cofundador do cartel, segundo informou o Departamento de Justiça.
Zambada, que foi uma figura-chave no cartel de Sinaloa por décadas, ao lado de Joaquín “El Chapo” Guzmán, era conhecido por comandar as operações de tráfico, embora sempre tenha mantido um perfil discreto. A DEA (Agência Antidrogas dos EUA) havia oferecido uma recompensa de até 15 milhões de dólares (aproximadamente 13,8 milhões de euros) por informações que levassem à sua captura.
“O Departamento de Justiça agora tem sob custódia dois importantes líderes do cartel de Sinaloa, uma das organizações de tráfico de drogas mais violentas e poderosas do mundo”, afirmou Merrick Garland, Procurador Geral dos Estados Unidos, em um comunicado.
A prisão de Zambada aconteceu em El Paso, Texas, no sul dos EUA, e segue uma série de detenções de outras figuras proeminentes do cartel de Sinaloa.
A Reuters registrou imagens do avião onde acredita que os dois narcotraficantes tenham sido transportados antes de ser detidos em El Paso, no Texas.
Fonte: Notícias ao Minuto