Uma decisão estratégica quase pôs tudo a perder, mas a McLaren sobrou durante todo o GP da Hungria – e Lando Norris cedeu, no fim, para devolver a posição que confirmou a primeira vitória de Oscar Piastri na F1. Neste domingo, o australiano desbancou o colega na largada da prova marcada, ainda, pela batida entre o terceiro colocado Lewis Hamilton e Max Verstappen na briga pelo pódio.
O resultado confirmou a primeira dobradinha da McLaren na F1 desde o GP da Itália de 2021, na vitória de Daniel Ricciardo tendo também Norris em segundo lugar. Além disso, Piastri se tornou o sétimo vencedor diferente da temporada 2024, marca que não era vista na categoria desde 2012.
Largando da quarta colocação, Hamilton conquistou seu 200º pódio da carreira – o 12º no Circuito de Hungaroring – e neutralizou a vantagem que Verstappen obteve, ao começar a corrida em terceiro. A dupla chegou “às vias de fato” a oito voltas da bandeirada, em um lance que teve o tricampeão da RBR levando a pior e caindo para quinto lugar. O fato será investigado após a corrida.
A largada
Norris reagiu devagar e se viu emparelhado com Piastri, que assumiu a liderança depois que o colega terminou “sanduichado” ao lado de Verstappen, terceiro colocado. O tricampeão da RBR acabou saindo da pista para evitar o contato na primeira curva, mas voltou na frente de Norris, em segundo lugar.
O britânico se queixou pelo rádio da equipe, assim como Verstappen também reclamou. Depois que a questão entrou na mira dos comissários, ele aceitou a recomendação da RBR e devolveu o segundo lugar para Norris. Porém, avisou que teria troco:
“Ok, então agora pode empurrar os outros para fora da pista assim? Avisa a FIA que é assim que vamos correr pelo resto dessa corrida”.
Hamilton e Leclerc ganharam uma posição cada, subindo respectivamente para quarto e quinto lugares; já Sainz perdeu três colocações e caiu para sétimo.
Disputa interna pela liderança
A líder RBR foi coadjuvante em uma briga que se concentrou entre os dois pilotos da McLaren pela vitória, longe de ter ameaças, já que a concorrência pela terceira colocação estava maior. Em boa parte da prova, Piastri seguia tranquilo à frente; Norris fez seu primeiro pit stop na volta 18, seguido do líder da corrida no giro seguinte, e as posições se mantiveram.
A disputa entre eles seguiu estável até a casa das 30 voltas, quando Piastri mantinha uma vantagem média de 4s4. No entanto, entre os giros 33 e 36, o australiano perdeu quase 3s de sua diferença para Norris, que seguiu cada vez mais perto do colega.
A segunda rodada de pit stops, porém, inverteu as posições: a McLaren optou por chamar Norris primeiro aos boxes na volta 45, três voltas antes de Piastri, embora o australiano liderasse. Ambos retornaram aos pneus médio, mas Piastri acabou atrás do colega. Ele ainda pisou com o pneu traseiro esquerdo na brita, na curva 12, perdendo alguns milésimos.
Com o segundo pit stop de Verstappen na volta 50, Lando assumiu a liderança da corrida. A partir daí, a McLaren garantiu a Piastri que Norris devolveria a posição para ele, expectativa nutrida pelo australiano até as três voltas finais da prova.
Quem chega ao pódio?
Verstappen, Hamilton e Leclerc surgiram como os três principais candidatos ao terceiro lugar; o tricampeão da RBR não conseguiu compensar sua posição melhor no grid de largada (terceiro) e sofreu com a concorrência do heptacampeão da Mercedes.
Depois de devolver o segundo lugar para Norris no início da prova, a distância do holandês para os líderes aumentou, ao passo em que Hamilton seguia arriscadamente perto dele, até visitar os boxes na volta 17 e passar dos pneus médios para os duros, retornando sétimo lugar.
Max assumiu a liderança provisória na 19ª volta, quando o então líder Piastri visitou os boxes, mas também parou no 22º giro. Como Sainz o seguiu, Hamilton conseguiu recuperar sua quarta colocação e ainda assumiu o terceiro lugar quando Leclerc seguiu para seu pit stop duas voltas depois.
O terceiro lugar de Hamilton passou a estar sob crescente ameaça: em quatro voltas, sua vantagem sobre Verstappen caiu de 5s1 para 2s8: na volta 30, já era de 1s9. O tricampeão chegou de vez no rival quatro giros depois. Aí, Hamilton travou os pneus e tornou-se alvo fácil para a ultrapassagem na curva 2; porém, não demorou ao retaliar e recuperar sua posição.
Sua reaproximação na 37ª volta foi neutralizada pela proximidade de Leclerc. Por fim, Hamilton fez seu segundo pit stop no giro seguinte, acompanhado por Leclerc. A dupla fez trocas mais lentas, de 2s8 e 2s9 respectivamente; com isso, voltaram em quinto e sexto lugares.
Max parou de novo na volta 50, deixando a liderança provisória após as segundas trocas da McLaren. Retornou para a pista com pneus médios, em quinto lugar, e atrás de Leclerc. A diferença de meio segundo para o monegasco foi rapidamente superada e, na 57ª volta, ele estava em quarto lugar, atrás de Hamilton.
Aí, a tensão voltou até explodir de vez: o tricampeão se aproximou do rival o suficiente para estar lado a lado com ele na volta 62, mas o veterano da Mercedes fechou a porta e evitou a ultrapassagem. Max não desistiu da manobra: ele tentou forçar a passagem, por dentro, na curva 1.
Hamilton não cedeu e acertou a RBR do rival por trás com o bico do seu carro, erguendo o do holandês. Verstappen foi parar na área de escape e caiu para quinto lugar.
Fonte: Notícias ao Minuto