Brasil terá 155 milhões de eleitores nas eleições municipais deste ano

O Brasil terá 155,9 milhões de eleitores, que vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Segundo o tribunal, o número representa aumento de 5,4% em relação às eleições de 2020. Em nota à imprensa, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, declarou que o aumento do eleitorado mostra que as eleições no Brasil são democráticas e auditáveis.

“O elevado número de eleitoras e de eleitores confirma o que se tem demonstrado na história brasileira, especialmente desde a Constituição do Brasil de 1988 e nos últimos 28 anos em que se desenvolveu o sistema eletrônico de votação, que é o benefício de eleições democráticas livres, certas no tempo, auditáveis em seu processo, transparentes em sua realização, eficientes em seu resultado”, afirmou a ministra.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atinja, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

Em Palmas, capital do Tocantins, a disputa, segundo sondagens iniciais, coloca no páreo pré-candidatos a prefeito, como a empresária e deputada Janad Valcari, que, segundo o site T1 e O Antagonista, sofre uma investigação do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), por meio de processo preliminar, para apurar suposto desvio de verbas públicas, envolvendo a banda Barões da Pisadinha. Segundo as informações, a apuração refere-se à possível destinação de emenda parlamentar para municípios em que a banda se apresentou em 2023, como Porto Nacional e Rio dos Bois. O caso é comandado pelo promotor Vinicius de Oliveira e Silva, da 9ª Promotoria de Justiça de Palmas.

Já o ex-prefeito Carlos Amastha aparece nas pesquisas, mas apresenta índices altos de rejeição, por não ter cumprido a promessa de campanha de que ficaria no mandato até o final, tendo se desligado para tentar ser governador, sem êxito nas urnas.

A grande surpresa é o nome de Eduardo Siqueira Campos, que cresce nas sondagens e deverá estar num provável segundo turno. Filho do eterno governador e criador do estado, Eduardo é visto como um gestor experiente, pois foi um dos primeiros prefeitos da capital e realizou grandes obras estruturais, tendo naturalmente, por herança, o dom do pai de cuidar com amor da cidade que ajudou a planejar e construir.

O professor Júnior Geo também aparece nas pesquisas.

Fontes: Notícias ao Minuto, T1 e O Antagonista

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News