A Operação Virtude, com foco na conscientização da violência contra idosos e no seu combate, em alusão ao Junho Violeta, revelou números preocupantes no estado.
Isso porque, no Tocantins, segundo os dados divulgados:
- foram realizadas 13.033 ações educativas;
- foram instaurados 11 novos inquéritos policiais;
- foi solicitada uma medida cautelar; e
- foram concluídos dez inquéritos.
Os dados são do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, coletados entre os dias 10 de junho e 11 de julho.
Ações
“A violência contra os idosos tem ganhado uma dimensão que nos preocupa. Nesse contexto, as ações integradas entre diversas instituições, como Polícia Civil, Polícia Militar, Conselhos Municipais e órgãos como Procon e Vigilância Sanitária, são essenciais para garantir a segurança e dignidade dessa parcela da população”, enfatizou a diretora de Polícia do Interior e coordenadora de Mulheres e Vulneráveis, delegada Ana Carolina Braga.
O diretor do SIOP, coronel Álon Amaral, que atuou como coordenador estadual da Operação Virtude, ressaltou a importância da articulação entre diferentes entidades e que a intensificação das ações educativas é fundamental para que os idosos reconheçam sinais de violência e saibam onde buscar ajuda.
“A união de esforços é crucial para assegurar o direito dos idosos de maneira integral e integrada. Durante todo o mês, a Operação Virtude realizou ações ostensivas, educativas e repressivas em várias regiões do estado, promovendo a conscientização e atuando na prevenção e no combate à violência”, pontuou.
O coronel Álon Amaral reforçou que as forças policiais estão treinadas e preparadas para oferecer o melhor atendimento e encaminhamento aos idosos vítimas de qualquer tipo de violência ou negligência, seja por meio de denúncias ou identificação própria.
As autoridades e instituições envolvidas na Operação Virtude reafirmam seu compromisso contínuo com a proteção e o bem-estar dos idosos, destacando a importância da participação da comunidade e da vigilância constante para criar um ambiente seguro e respeitoso para todos os cidadãos da terceira idade.
Denuncie
A Secretaria Nacional de Segurança Pública informou que, em casos de denuncias de violência contra idosos, a população pode utilizar os seguintes canais: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e o site da Delegacia Virtual.
Com Informações da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins
Foto: Divulgação/SSP/TO