O primeiro final de semana da Temporada de Praia 2024 no estado teve índice zero de ocorrências. As equipes da corporação estiveram presentes nas principais áreas balneares do estado, somando 27 praias atendidas, sendo 17 com bombeiros militares e as demais com supervisão de rondas em praias e cachoeiras onde estão presentes os guarda-vidas civis contratados pelas prefeituras.
De acordo com os militares, os próprios banhistas já escolhem ir para as regiões onde há guarda-vidas, comprovando que os cidadãos estão cada vez mais conscientes da importância de aliar segurança e diversão.
Uma equipe dos bombeiros esteve nesse final de semana em Araguanã, no norte do Tocantins, uma das praias mais movimentadas do final de semana. A cidade fica a cerca de 100 km de Araguaína e teve milhares de banhistas na Praia Grande, cujo acesso exige travessia com embarcação do tipo voadeira. A distância é de cerca de mil metros entre as margens da parte urbana com a área de lazer, onde se pode acampar, tem estrutura para show e barracas para alimentação.
No local, o CBM/TO atuou com embarcação e a praia contou com seis guarda-vidas municipais apoiando no final de semana. Com isso, ao atender as recomendações do Corpo de Bombeiros Militar, o Poder Executivo municipal definiu espaço para banho com demarcação e sinalização. Dentro da área delimitada, segundo o sargento Hélio de Souza Araújo, passaram mais de mil pessoas por dia.
“Nós temos um público já consciente, de anos anteriores, em que o Corpo de Bombeiros vem trabalhando. O pessoal, na maioria, está obedecendo a área de embarcação, a área do porto e também a área de banho. O nosso trabalho está sendo de conscientizar as pessoas a respeitarem esses limites”, relatou o sargento. “Quanto mais o banhista respeitar os limites, melhor e mais seguro é para todos”, completou o bombeiro militar.
A funcionária pública Ângela Paula Pereira saiu de Xambioá para curtir a praia em Araguanã, com três filhos, e afirmou ter escolhido o local por causa da segurança como um todo – água rasa e presença dos bombeiros e dos guarda-vidas civis.
“A gente vem procurar um melhor ambiente para as crianças, pelo fato de a praia ser um pouco mais rasa e ter menos correnteza. Também há a segurança dos bombeiros, que estão sempre alertando a gente”, afirmou.
O zootecnista Sérgio Ribeiro, que é de Paraíso do Tocantins, trouxe a esposa e o filho pequeno. Ele revelou que todo ano vem a Araguanã, pontuando positivamente questões como demarcações e presença de bombeiros e guarda-vidas civis.
“Está bem seguro aqui, com a presença dos bombeiros, e isso é muito bom. Todos ficamos mais tranquilos. Está melhorando cada vez mais”, destacou o zootecnista.
As equipes estiveram também na Praia da Gaivota, em Araguacema, onde se estima que estiveram cerca de três mil pessoas no final de semana.
O CBM/TO ainda se fez presente na Praia do Prata, na Praia das Arnos e na Praia do Caju, em Palmas.
Em Caseara – na Praia da Ilha – e em Porto Nacional – na Praia de Porto Real – também houve atuação das equipes de bombeiros militares e guarda-vidas civis.
Com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins
Fotos: Luiz Henrique Machado