O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), prestigiou o ato de assinatura da ordem de serviço, pelo Governo do Tocantins e Ministério da Educação, para a retomada das obras do Centro Profissionalizante de Palmas. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 19, no local da construção – Quadra ACSU-SE 110 (1.102 Sul).
Em entrevista, Amélio Cayres disse que a nova obra é um incentivo para atrair mais estudantes para a escola e o ensino profissionalizante. “Precisamos cada vez mais criar incentivos para democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre nossos jovens”, defendeu.
Parceria
A solenidade contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, do ministro da Educação, Camilo Santana, dos parlamentares Cláudia Lelis (PV), Luciano Oliveira (PSD) e Marcus Marcelo (PL), além do deputado federal Ricardo Aires (Republicanos).
A obra, paralisada desde 2016, tem mais de cinco mil metros quadrados e está recebendo investimentos de R$19,3 milhões.
Em seu pronunciamento, Wanderlei destacou a parceria com o governo federal, por estar impulsionando a retomada de obras inacabadas no Tocantins, que conta com 105 obras paralisadas em diversos municípios. “Quero ampliar essa cooperação com as prefeituras para alavancar os indicadores de desenvolvimento em todo o estado.”
O governador também prometeu uma ação direta no sistema de Educação, como melhorias na infraestrutura das escolas, convocação de mais aprovados no concurso da pasta e reorganização do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos professores. “Ainda temos que melhorar muito, mas os resultados de nossas ações mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.
Prioridade
O ministro da Educação disse que a meta de alavancar os índices da Educação é prioridade para o governo federal e que o Tocantins é o estado que mais avançou na alfabetização de crianças. “Para tanto, retomamos o diálogo no Brasil, acima de ideologias.”
Com Informações da Aleto
Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins