IA: Gomes faz importantes contribuições sobre o tema na Academia Internacional de Direito e Economia

Na ocasião, o ministro Ives Gandra agradeceu o senador Eduardo Gomes pela extensa palestra, que pôde esclarecer, de forma bastante explícita, todo o desdobramento do tema Inteligência Artificial no âmbito do Senado Federal.

Na manhã dessa quinta-feira aconteceu na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília, o seminário jurídico: “A Inteligência Artificial e seu impacto no direito e na economia”, com a participação do senador tocantinense Eduardo Gomes (PL/TO), do ministro Ives Gandra Martins Filho e do professor e economista Gesser Oliveira.

“Começamos do zero, um assunto presente na vida de todas as pessoas no mundo todo e sobre o qual pouco ou nada se sabia. A primeira iniciativa foi a criação de uma comissão de juristas, que elaborou um estudo de 900 páginas que foi o marco inicial de um longo processo que se encerrará no âmbito da comissão e do senado federal com a leitura do relatório, a votação e o posterior encaminhamento ao plenário do senado”, ressaltou Gomes.

Explanação 

Na ocasião, o professor Gesser apresentou ainda um estudo sobre o impacto da Inteligência Artificial na economia, no mercado de trabalho e no cotidiano das pessoas, momento em que o senador Eduardo Gomes fez uma ampla explanação sobre o trabalho da Comissão Temporária Interna Sobre Inteligência Artificial (CTIA) no Brasil, desde a sua criação até os dias atuais.

Segundo Gomes, foram dez meses de um exaustivo trabalho em que foram realizadas dezenas de audiências públicas, reuniões, encontros, seminários, com representantes da sociedade civil, do empresariado, dos governos municipais, estaduais, distrital, organizações não governamentais, artistas, membros de governos de vários países do mundo, recebendo sugestões, propostas e críticas.

Global

“É preciso estar atento que esse é um assunto global e não podemos correr  riscos de ficar a reboque do que for decidido em outros países. Nesse momento, o maior risco é não corrê-los, porque, quando não corremos, acabamos por comprá-los dos outros”, enfatizou.

Em seguida, o parlamentar concluiu: “Todo o trabalho do colegiado pode ser acompanhado por todos no site do Senado Federal, Comissão Temporária Interna Sobre Inteligência Artificial (CTIA)”, finalizou o senador. Por fim, o ministro Ives Gandra agradeceu o senador Eduardo Gomes pela extensa palestra, que pôde esclarecer, de forma bastante explícita, todo o desdobramento do tema Inteligência Artificial no âmbito do Senado Federal.

Com Informações da Assessoria de Imprensa

Foto: Rone Souza/Ascom/Divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News