Em sessão presidida por senadora do Tocantins, debatedores avaliam educação ambiental

Para Professora Dorinha, a educação ambiental é o “instrumento mais poderoso para mudar a sociedade”, mas ainda tem um “grande caminho pela frente de fortalecimento” e enfrenta desafios, como a falta de responsabilização e a carência de recursos financeiros e humanos.

Nessa terça, 4, em sessão presidida pela senadora tocantinense Professora Dorinha Seabra (União Brasil/TO), que é vice-presidente da Comissão de Educação no Senado, debatedores avaliaram que a educação ambiental é função estratégica para o desenvolvimento sustentável e a sensibilização sobre as mudanças climáticas.

Para a Professora Dorinha, a educação ambiental é o “instrumento mais poderoso para mudar a sociedade”, mas ainda tem um “grande caminho pela frente de fortalecimento” e enfrenta desafios, como a falta de responsabilização e a carência de recursos financeiros e humanos.

“Ao longo desses 25 anos, a Política Nacional de Educação Ambiental [PNEA] tem sido um instrumento fundamental para a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro sustentável. Ela tem contribuído para incorporação da dimensão ambiental nos currículos escolares, para a capacitação de educadores e para a sensibilização da sociedade”, afirmou a senadora.

Clima

Na sessão, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou que a educação ambiental tem um papel fundamental, não só no processo educativo de crianças, mas também, no caso de adultos, com uma “pós-educação”, trazendo consciência da necessidade de preservação do meio ambiente.

“A educação ambiental tem vários papéis e nos ajuda também a pensar diferente em relação ao que queremos como país, como sociedade, como comunidade e como indivíduos”, declarou Marina

Em seu discurso, a ministra lembrou quando era senadora e o projeto de lei sobre a PNEA foi analisado no Senado. Ele afirmou que o relator do texto, o então senador Darcy Ribeiro (1922-1997), concordou com ela sobre a educação ambiental ser uma disciplina transversal e não apenas uma matéria específica no currículo escolar.

Participaram: parlamentares, ministros, secretários e representantes de órgãos ambientais, que discutiram as conquistas e os desafios vivenciados durante os 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental, criada pela Lei 9.795, de 1999.

Com Informações da Agência Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

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