Deputado requer convênio para o atendimento de quase 150 animais silvestres

O parlamentar justificou que os serviços sociais prestados pelo Instituto Cerrado atendem o interesse público, já que recebe animais do próprio Naturatins – ente público de proteção do meio ambiente e conservação de recursos naturais.

Quase 150 animais silvestres que precisam de serviços veterinários, acolhidos atualmente pelo ICER (Instituto Cerrado), em Araguaína, podem ficar sem atendimento. Para evitar que o local feche por falta de recursos, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) apresentou requerimento nessa terça-feira, 28, em caráter de urgência, para que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) celebre convênio com a entidade e ajude na manutenção do local.

“O ICER é uma ONG [Organização Não-Governamental] sem fins lucrativos e atualmente está com quase 150 animais em tratamento ou que não poderão retornar ao meio ambiente. Ao buscar o meu gabinete, a presidente do instituto, Adriana Carreira, relatou a necessidade de ajuda do poder público para dar continuidade nesse trabalho que é feito por amor aos animais”, explicou o deputado.

A presidente também apresentou ao deputado os relatórios da entidade, que é mantida com recurso próprio e recebe animais vítimas de traumas, tráfico e maus-tratos diariamente, gerando gastos com medicação, alimentos e outros cuidados diários que devem ser realizados.

“Muitos dos animais acolhidos estão ameaçados de extinção, como é o caso de um gato selvagem, recolhido semana passada pela entidade. E a maioria é entregue pelo Corpo de Bombeiros e pelo próprio Naturatins, que possui parceria em que técnicos e servidores conhecem e reconhecem o trabalho solitário do instituto, despertando entre todos o interesse em sua manutenção, o que não será possível, se não houver cooperação do Poder Executivo”, enfatizou o parlamentar.

Visita ao instituto

Após visita à sede do ICER, Marcus Marcelo conheceu o trabalho voluntário realizado com esses animais. Para o deputado, “o instituto é o único na região norte do Tocantins; o seu fechamento causaria um enorme prejuízo para os animais atendidos e que habitam na área dedicada ao seu funcionamento”.

Preservação do meio ambiente

O parlamentar ainda justificou que os serviços sociais prestados pelo instituto atendem o interesse público, já que recebe animais do Naturatins, um ente público de proteção do meio ambiente e conservação de recursos naturais.

O ICER atende animais há mais de três anos e desenvolve suas atividades na Estância Vitória, na Rua Padre Anchieta, no Bairro de Fátima, em Araguaína. A entidade já foi considerada de utilidade pública estadual em 2023, por meio da Lei nº 4.323, de autoria do deputado Marcus Marcelo.

Com Informações da Aleto

Foto: Aleto/Arquivo ICER e Ascom/Divulgação

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News